Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental.

Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental.

Autores

  • Iván Darío Loaiza Campiño Universidad del Tolima
  • Gloria Marcela Flórez espinosa Universidad del Tolima

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14360

Palavras-chave:

Palavras-chave: crise ambiental. Ecologia. Interdependência. Educação ambiental. Pandemia.

Resumo

A educação ambiental é um campo emergente do conhecimento em tensão e disputa, é também um campo para o diálogo do conhecimento e da construção a partir da interdisciplinaridade. Nesse sentido, a ecologia como base para a compreensão das relações interdependentes que tornam a vida possível, constitui uma possibilidade de reflexão e entendimento da atual crise ambiental exacerbada por eventos como desmatamento, contaminação do patrimônio da água, injustiça social, entre outras, que favorecem o aparecimento de pandemias como a febre hemorrágica argentina, o Nipah e atualmente o Covid-19. O artigo é assumido como uma contribuição da ecologia para a educação ambiental do cidadão em tempos de pandemia, apresentando uma estrutura conceitual básica sobre ecossistemas, a presença de algumas pandemias na história da humanidade e as pandemias como resposta à deterioração ambiental localizada na região. modelo de desenvolvimento predominante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referencias

BBC MUNDO. Cómo los virus nos han ayudado a convertirnos en lo que somos hoy. BBC, 2016. Disponible en: https://www.bbc.com/mundo/noticias-36805730
CASTAÑO ZAPATA, J. Principios básicos de fitoepidemiología. Universidad de Caldas. 2002.
CÉSPEDES, E. Propiedades emergentes, valor intrínseco y ecología: Algunas perspectivas éticas sobre los habitantes de la isla navarino. Magallania (Punta Arenas), 46(1), 227-235, 2018.
ESCHENHAGEN, M. L. The limits of green rhetoric or why, after more than 30 years of effort, no substantial improvements are observed? Revista Gestión y Ambiente, 13(1), 111-¬118, 2010.
GARCÍA, J. E. Los contenidos de la Educación Ambiental: una reflexión desde la perspectiva de la complejidad. Revista Investigación en la Escuela, 53, 31-51, 2004.
GARCÍA, J. E. Los problemas de la educación ambiental ¿es posible una educación ambiental integradora? En Organismo Autónomo Parques Nacionales Ministerio de Medio Ambiente (ed.). Reflexiones sobre educación ambiental II. 123-142, 2003.
GUTIÉRREZ-YURRITA, P. J.; LÓPEZ, M. A. Conceptos elementales de ecología con aplicaciones en el Análisis de Ciclo de Vida. En R. Cantú, R. J. Carrazco, & L. Zambrano (eds.) Desafíos Ambientales II. Los problemas ambientales ante los retos del milenio. Instituto Politécnico Nacional, 2013, 79-1000.
LEFF, E. Saber ambiental. Sustentabilidad, racionalidad, complejidad, poder. Siglo XXI. 1998.
MAGALLANES CRUZ, P. Medicion del crecimiento microbiano. Recuperado de: https://slideplayer.es/slide/4263659/.
NOGUERA, A. P. Crisis ambiental: Pérdida del cuerpo y de la tierra. Cultura y Droga, 17(19), 313-322, 2012.
ROSALES-JIMÉNEZ, J. La mayor catástrofe demográfica de la historia. Anales Médicos de la Asociación Médica del Centro Médico ABC, 55(4), 216-222, 2010.
STALEY, J. T. Domain Cell Theory supports theindependent evolutionof the Eukarya, Bacteria and Archaea and the Nuclear Compartment Commonality hypothesis. Open Biol, 7 170041, 2017. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1098/rsob.170041
TAMARA, M.; SAMPEDRO, A.; CARABALLO, P. Efecto del nivel del agua sobre la dinámica trófica en un lago de inundación. Intropica, 24-32, 2019.
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MANIZALES. Comportamiento de la mortalidad por COVID-19 en Colombia, 2020. Recuperado de: https://www.autonoma.edu.co/noticias/comportamiento-de-la-mortalidad-por-covid-19-en-colombia

Downloads

Publicado

29.10.2020

Como Citar

Iván Darío Loaiza Campiño, & Flórez espinosa, G. M. (2020). Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental.: Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14360