Tendências da Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia: uma análise dos eventos ENEBIO e EREBIO/SUL

  • Laura Souza Flores Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8018-3331
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Ensino. Meio Ambiente., Pedagogy practices. Teaching. Environment., Prácticas pedagógicas. Enseño. Medio ambiente

Resumo

A presente pesquisa teve por finalidade analisar os trabalhos publicados em anais de dois eventos do Ensino de Biologia, observando quais foram as práticas pedagógicas desenvolvidas com a Educação Ambiental. A pesquisa baseou-se em uma pesquisa qualitativa em Educação e para a mesma utilizou-se a Análise de Conteúdo. Assim, a partir das análises dos artigos sobre EA dos dois eventos apontamos que a EA é um assunto crucial, que merece atenção de todos os segmentos da sociedade. Os professores e pesquisadores da área de Ensino de Ciência e Biologia estão desenvolvendo distintas práticas nos diferentes níveis de ensino, visando promover a sensibilização e conscientização dos estudantes.

 

Biografia do Autor

Laura Souza Flores, Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. De 2018 a 2020 atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica (Capes). Participei como bolsista voluntária do Projeto de Pesquisa Tendências e Perspectivas para Educação em Saúde no Ensino de Ciências e na Formação de Professores. Participante do Projeto de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)- UFFS, Cerro Largo/RS. Atualmente bolsista PIBIC-CNPq com a pesquisa Contribuições Do Programa Residência Pedagógica Na Formação De Professores De Ciências Da Natureza.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da fronteira Sul, Cerro Largo,RS, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

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Publicado
2022-06-27
Como Citar
Souza Flores, L., & Gonçalves dos Santos, E. (2022). Tendências da Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia: uma análise dos eventos ENEBIO e EREBIO/SUL. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1-12. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.15274