Sujeitos ecológicos e educação ambiental

um olhar para a Comunidade Santa Cruz, no território quilombola Brejão dos Negros, Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15605

Palavras-chave:

Sujeito Ecológico, Educação Ambiental, Estratégias de Resiliência, Práticas sustentáveis

Resumo

O artigo apresenta uma discussão acerca da formação do sujeito ecológico e a condição de desenvolvimento de práticas sustentáveis do espaço que vivem os moradores da comunidade Santa Cruz em Brejão dos Negros, território quilombola localizado em Brejo Grande (SE). O objetivo proposto é discorrer sobre o papel do sujeito ecológico a partir do diagnóstico socioambiental e produtivo da comunidade Santa Cruz. A metodologia utilizada foi dividida em três etapas, sendo a primeira de compilação de dados secundários e bibliográficos, a segunda levantamento de dados primários, os quais foram adquiridos a partir de trabalho de campo e a terceira etapa fazer análise e tratamento dos dados em gabinete. Conclui-se que a população local, faz uso de forma sustentável dos espaços locais, na medida em que, procuram viabilizar todas as atividades econômicas realizadas na comunidade como meio de manutenção dos espaços naturais no processo de reprodução da vida e do capital

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Biografia do Autor

Marcio Eric Figueira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Consultor, Extensionista, Pesquisador e Instrutor Agroecológico e Ambiental. Cursou o Técnico Integrado de Agroecologia no Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, com participações de iniciação científica em projetos de pesquisa e extensão. Agroecólogo, graduado no Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, no campus São Cristóvão - SE, com participações de iniciação científica em projetos de pesquisa e extensão. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), associada Universidade Federal de Sergipe. Tutor no projeto da USP/ANA intitulado como "PROFCIAMB - EAD - água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas". Integrante do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (NEA / IFS). Responsável pela criação e manutenção dos sites do NEA / IFS e EAgroecologando. Categorias de pesquisas: adubação verde, ludicidade, ferramentas participativas, decolonialidade, identidade, território, ecologia de saberes, etnoconhecimento, conhecimentos tradicionais, povos e comunidades tradicionais, multifuncionalidade da agricultura camponesa, turismo de base comunitária, sujeito ecológico, aprendizagem baseada em projetos, bem viver, racismo ambiental, justiça socioambiental, entropia ambiental, gestão ambiental, educação ambiental e educação decolonial.

Anézia Maria Fonseca Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Especialista em Geografia e Ensino, Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí - UFPI (PRODEMA/UFPI), Doutora em Geografia, Universidade Federal de Sergipe - UFS, realizou Estágio Doutoral na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É professora da Universidade Federal de Sergipe - UFS, atua como Pesquisadora dos Grupos de Pesquisas: Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq); Ensino em Ciências Ambientais (GPECIAMB/CNPq) e de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA), é Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagem na Educação Básica (GPEA), todos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora Adjunta do Mestrado em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB) Associada UFS gestão (2017-2019). Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão da Educação Básica (NEPEEB) período (2016-2018) e atualmente é Coordenadora do NEPEEB (2019-2021). Tem experiência em todos os níveis de ensinos: Básico (Ensino Fundamental e Médio), Superior (Graduação nos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia) e Pós-Graduação (Professora Permanente do Mestrado em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais) (PROFCIAMB) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua principalmente nas áreas de: Planejamento e Ordenamento Territorial, Análise Integrada do Meio Ambiente, Educação Ambiental, Avaliação dos Espaços Sistêmicos, Ambiente e Sociedade.

Márcia Eliane Silva Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado (2010) e mestrado (2005) em Geografia pelo PPGEO/UFS, especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente/UFS (2000) e graduação em Ciências Biológicas/UFS (1999). O Pós-doutoramento foi concluído em 2017 no LABOCLIMA/UFPR com a temática Geografia e Saúde. Atua nas áreas de Análise Ambiental, Recursos Hídricos e Planejamento Territorial, Ambiente e Saúde, Educação Ambiental, Geobiodiversidade e Formação de Professores. Foi coordenadora de área do PIBID/GEOGRAFIA/UFS (2017/2018) e do Programa Residência Pedagógica/GEOGRAFIA/UFS (2018/2019). Pesquisadora do GEOPLAN - Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial/CNPq/UFS e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Metodologias Ativas (GEPIMA/UFS). Orienta o Grupo de Estudos: Geografia, Recursos Hídricos e Problemas Socioambientais.

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

Figueira dos Santos, M. E., Anézia Maria Fonsêca Barbosa, & Márcia Eliane Silva Carvalho. (2021). Sujeitos ecológicos e educação ambiental: um olhar para a Comunidade Santa Cruz, no território quilombola Brejão dos Negros, Sergipe. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–23. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15605

Edição

Seção

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental