Contribuições da formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a educação ambiental

Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Resumo

A inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela implementação da mesma em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. E, neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se configura campo propício a estudos sobre formação de professores. No presente estudo, realizado no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), objetivamos, de modo geral, compreender as contribuições da formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Pibid para a prática docente da EA na educação básica. Recorremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014 e 2015. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA contribuiu para criticidade e reflexão a respeito de questões socioambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Biografia do Autor

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, UFRPE

Mestra em Ensino das Ciências e Matemática e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Professora Efetiva na Rede Pública de Ensino de Pernambuco.

Cirdes Nunes Moreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática, Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Engenheiro Agrônomo do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e da Cátedra Paulo Freire da UFRPE.

Monica Lopes Folena Araujo, UFRPE

Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora do Departamento de Educação da UFRPE, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE e Membro do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) da UFRPE.

Referências

ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. Educação superior, turismo e interculturalidade: um novo olhar da educação para uma nova cultura. In: BAEDER, Angela Martins et al. Perspectivas de educação ambiental no constructo da interculturalidade. São Cristóvão: Editora UFS, 2013, p. 157 a 169.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e dá outras providências. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm>. Acesso em: 29 jun. 2013.

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, 2013. Disponível em:<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2014.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura. A formação do sujeito ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Pibid- novos ou velhos espaços formativos? Perspectivas para a formação docente em Rondônia e no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LEITE, Maria Alba. Formação docente: ciência e biologia – estudo de caso. Bauru: EDUSC, 2004.

LIMA, Cristina Trajano. As angústias e inquietações no processo de formação docente inicial. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013, p. 181 a 193.

MORALES, Angélica Góis, COSTA-AYUB, Cristina Lúcia Sant'Ana; NOGUEIRA, Mellisa de Souza Nogueira (Orgs.). Aproximação entre universidade e escola na formação de professores de biologia. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013.

NICOLITTO, Mayara Cristina; CAMPOS, Graziela Vaneza de. A Importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion, Lisboa, n. 350, 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005.

SANTOS, Sydione. Formação acadêmico-profissional e iniciação à docência: outros olhares, novas possibilidades. In: CAPPELLETTI, Neide Keiko Kravchychyn.; MARTINIANK, Vera Lúcia; SANTOS, Sydione. Docência, reflexão e investigação no percurso de formação inicial. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2013, p. 23 a 38.

SOUSA, Maria do Carmo. Quando universidade e escola vivenciam atividades compartilhadas na iniciação à docência: reflexões sobre as barreiras ou forças impeditivas da parceria colaborativa. In: SOUSA, Maria do Carmo; MARQUES, Clélia de Paula. Formação inicial de professores: parceria universidade-escola na formação de licenciandos. Curitiba: Appris, 2013.

SOUSA, Maria do Carmo; MARQUES, Clélia de Paula. Formação inicial de professores: parceria universidade-escola na formação de licenciandos. Curitiba: Appris, 2013.
Publicado
2021-07-22
Como Citar
Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Cirdes Nunes Moreira, & Monica Lopes Folena Araujo. (2021). Contribuições da formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(1), 1-18. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16002