O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia

Autores

  • Marcius Vinicius Borges Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Luiza Melo de Aguiar Lira Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo. Pandemia. Universidade Pública. Comunidade.

Resumo

Com o surgimento da pandemia do SARS-CoV-2 em 2019, tempos obscuros de uma crise sanitária escancararam a perversa desigualdade socioambiental e a incapacidade de prover os serviços públicos básicos para toda a população. Em meio a este cenário, foi promovido um curso de extensão on-line, no intuito de viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a sociedade e a universidade, superando o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo pela aliança com movimentos e organizações sociais. Neste trabalho, foram analisadas as respostas dos cursistas frente ao preenchimento de formulários, tomando como pilar a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os participantes ponderaram sobre diálogo comunidade-universidade; o papel da universidade na pandemia; comunicação acessível para a comunidade; atividades de extensão e credibilidade das informações. Concluímos com entendimento da importância em encarar o verbo esperançar como um imperativo, não como uma forma de se conformar, mas resistir e tentar buscar soluções de forma conjunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcius Vinicius Borges Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ.  Atualmente é tutor presencial do Consórcio CEDERJ no curso de Ciências Biológicas/UFRJ e integrande do grupo de Pesquisa Linguagens do Ensino de Ciências (LINEC).

Luiza Melo de Aguiar Lira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e mestrado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente atua como técnica de laboratório - química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES (UFRJ), participando do Grupo de Pesquisa Linguagens do Ensino de Ciências (LINEC).

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo da Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental, mídias, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2002.

BORGES, E. L. P.; WEINITSCHKE, E. D.; MORETTO NETO, L. A extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria do Brasil em tempos de pandemia: ações de enfrentamento à COVID-19. In: XXV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Anais [...] Lisboa: Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento, 2020.

BURON, R. M. O papel da universidade na formação do perfil profissional. In: XXI Jornada de Pesquisa. Anais [...] Bahia: Universidade do Estado da Bahia, 2016.

FACHIN, Juliana; CAMELO DE ARAUJO, Nelma; CARVALHO DE SOUSA, Juliana. Credibilidade de informações em tempos de COVID-19. Rev. Inter. Bibliot , Medellín, v. 43, n. 3, e3, dezembro de 2020 .

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.

CAMPIÑO, Iván Darío Loaiza; ESPINOSA, Glória Marcela Flórez. Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1-17, 2020.

GATTI, Bernardete A. UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. Marques, Antonio Francico; SILVA, Luciene Ferreira; Machado, Vitor. (organizadores). Educação Pública como Direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. In: VII edição do Congresso Brasileiro de Educação.

LUNN, Peter D; Cameron A. Belton; Ciarán Lavin; Féidhlim P. McGowan; Shane Timmons; Deirdre A. Robertson. Using Behavioral Science to help fight the Coronavirus. Journal of Behavioral Public Administration, v. 3, n. 1, 2020.

POSO, F. F.; RIBEIRO, S. C. I.; SILVA, M. V. B.; MONTEIRO, B. A. P. Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão. Ciência Da Informação, v.51, n.1, 2022.

ROSA, Alexandre Reis. "Nós e os índices": um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. In: Revista de Administração de Empresas .São Paulo, v. 48, n. 4, p. 108-114, 2008.

SILVEIRA, Rogério Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari; DEL MAESTRO, Maria Lúcia Kopernick. Extensão universitária no enfrentamento da COVID-19: a Universidade e o (re)configurar de projetos e ações. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 72 - 84, dez. 2021.

Downloads

Publicado

01.12.2022

Como Citar

Borges Silva, M. V., Melo de Aguiar Lira, L., & Andrade Pinto Monteiro, B. . (2022). O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.