Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Ensino de Matemática, Etnomatemática

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju - Sergipe.

Licenciado em Matemática; Mestre e Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Sergipe/Campus Aracaju. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Metodologia de Ensino do IFS (GPIT).

Referências

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. (23ª reimpressão)

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREITAS, E. Crescimento da população mundial. [S.l.: s.n.], 2013. Disponível em: www.mundoeducacao.com/geografia/crescimento-populacao-mundial.htm. Acesso em: nov. 2013.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. Campinas: Pontes Editores, 2008.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
Publicado
2022-06-27
Como Citar
Rodrigo Bozi Ferrete. (2022). Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1-11. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17623