A música geradora na formação docente em Educação Ambiental Dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18106

Palavras-chave:

Opressor-oprimido, música geradora, pesquisa dialógica, diálogo, práxis educativa e social

Resumo

Neste ensaio dialógico, realizamos uma pesquisa dialógica, com vistas a catalogar temas de interesse à gruposem formação docente, através de Músicas Geradoras. Apresenta um relato da utilização e potência da música, enquanto linguagem capaz de impulsionar reflexões, mapear saberes de experiência feito, com intencionalidade educativa, proporcionar tomada de consciência e conscientização.Constatamos que a música favorece a escuta amorosa, o surgimento de metáforas geradoras de práxis. Nesse exemplo, entrelaçamos a música Paciência, de Leninecom o capítulo primeiro do Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Dasvárias narrativas, emergiram falas sobre: entremear calma/serenidade diante do cotidiano opressor; que podemos nos opor a lógica do mercado. Alertaram sobre o amor-próprio, autocuidado, a pressa da modernidade, que outras lógicas são possíveis em sala de aula e no mundo,dereconhecermos que somos corpo-alma. A música pode se tornar práxis pedagógica que potencializa práxis social.

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Biografia do Autor

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor titular, com doutorado em ciências e pós doutorado em educação intercultural e decolonial e pós-doutorado sênior em Educação Dialógica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana – GEAD.

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Publicado

07.09.2022

Como Citar

João Batista de Albuquerque Figueiredo. (2022). A música geradora na formação docente em Educação Ambiental Dialógica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18106

Edição

Seção

Paulo Freire e Educação Ambiental