Edições anteriores

  • Publicação contínua
    v. 10 (2023)

    Design: Andressa da Silva

  • Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta
    v. 9 n. 2 (2022)

    O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

    O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

    Organizadores:

    Prof. Dr. Samuel Penteado Urban (UERN)

    Profa. Dra. Suzani Cassiani (UFSC)

    Prof. Dr. Irlan von Linsingen (UFSC)

    Prof. Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ)

  • Paulo Freire e Educação Ambiental
    v. 9 n. 1 (2022)

    O dossiê temático Paulo Freire e Educação Ambiental soma-se a um conjunto de iniciativas tidas no Brasil e no mundo para homenagear Paulo Freire, patrono da educação brasileira, pois este comemoraria seus cem anos em 19 de setembro de 2021. Comemorações mais que justas para um dos reconhecidamente maiores Educadores do mundo e de grande orgulho para o povo brasileiro. Porém é também uma forma resistência a tempos sombrios que pairam em nossa sociedade, quando alguns extremistas fazem campanhas desvalorizando o tão importante legado deste grande humanista.

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Dr. Mauro Guimarães (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ)

    Profa. Dra. Monica Lopes Folena Araújo (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE)

  • Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental
    v. 8 n. Especial (2021)

    O dossiê Rio,  Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade  Estadual de Maringá (UEM).

    Comissão organizadora:
    Sindiany Suelen Caduda dos Santos
    Maria do Socorro Ferreira da Silva
    Anézia Maria Fonsêca Barbosa
    (Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)

  • Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra
    v. 7 n. Especial (2020)

    O dossiê proposto tem como objetivo promover articulações entre as Educações Ambiental e Científica nesses tempos tão difíceis de pandemia, em que somos desafiados a pensar outras formas de pensar as relações com o ambiente, com as ciências, com a educação, enfim com toda a realidade em que estamos imersos nesse presente, e ainda tentando aprender com o passado, para esperançar o futuro. Descolonizar corações e mentes! 

    Vivemos num momento paradoxal em que a ciência demozinada até bem pouco tempo, torna-se a salvadora da pátria na pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo vemos cenários do planeta, com baixas taxas de poluição por conta da paralisação da ação humana em vários locais e por força do isolamento. O momento mostra toda a potencialidade de outros modos de estar no mundo e ao mesmo tempo, toda a fragilidade do modo de vida hegemônico até então.  Esse movimento traz como possibilidade a invenção de mudanças, deslocamentos e re(existências).

    A ideia de diálogo de saberes, nos permite sonhar com outros mundos possíveis, articulando conhecimentos para além dos científicos, como os ancestrais, promovendo outras medicinas, outras formas de lidar com o planeta e nossa relação com ele. Enfim, a nossa ideia com este dossiê é que possamos expor denúncias e problemas, mas também inventar e reinventar novos anúncios nesse momento tão crítico, trazendo novas possibilidades para se pensar a Educação Ambiental.

  • Revista Servipana de Educação Ambiental
    v. 1 n. 1 (2014)

    A Revista Sergipana de Educação Ambiental (ReviSea) é uma publicação do Grupo de Estudo e Pesquisa do Estado de Sergipe (GEPEASE) e do Projeto Sala Verde na UFS, tem como objetivo disseminar resultados e reflexões advindos de investigações científicas e vivências metodológicas desenvolvidas no campo da educação ambiental em Sergipe, que possam contribuir para a consolidação desta abordagem de educação em ambientes formais e não formais de aprendizagem, para a formação de professores, e para a produção de conhecimentos em Educação Ambiental, que fundamentem o desenvolvimento de práticas educativas participativas e comprometidas com os princípios da Educação Ambiental, com o desenvolvimento de valores éticos, de pertença, de respeito e coletividade a fim de vislumbrar o bem estar da comunidade.