v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra

					Visualizar v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia:  buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra

O dossiê proposto tem como objetivo promover articulações entre as Educações Ambiental e Científica nesses tempos tão difíceis de pandemia, em que somos desafiados a pensar outras formas de pensar as relações com o ambiente, com as ciências, com a educação, enfim com toda a realidade em que estamos imersos nesse presente, e ainda tentando aprender com o passado, para esperançar o futuro. Descolonizar corações e mentes! 

Vivemos num momento paradoxal em que a ciência demozinada até bem pouco tempo, torna-se a salvadora da pátria na pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo vemos cenários do planeta, com baixas taxas de poluição por conta da paralisação da ação humana em vários locais e por força do isolamento. O momento mostra toda a potencialidade de outros modos de estar no mundo e ao mesmo tempo, toda a fragilidade do modo de vida hegemônico até então.  Esse movimento traz como possibilidade a invenção de mudanças, deslocamentos e re(existências).

A ideia de diálogo de saberes, nos permite sonhar com outros mundos possíveis, articulando conhecimentos para além dos científicos, como os ancestrais, promovendo outras medicinas, outras formas de lidar com o planeta e nossa relação com ele. Enfim, a nossa ideia com este dossiê é que possamos expor denúncias e problemas, mas também inventar e reinventar novos anúncios nesse momento tão crítico, trazendo novas possibilidades para se pensar a Educação Ambiental.

Publicado: 31.10.2020

Editorial

Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: