Republicação, atualização de vínculo da Revista Humanitae

2021-03-31

A Revista Eletrônica Humanitae é uma revista multidisciplinar que abrange as áreas de Educação, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais, tem como proposta ser um dos principais instrumentos de divulgação científica do Centro de Educação e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Sergipe. Neste primeiro volume apresenta trabalhos originais abordando temáticas voltadas para os estudos dos diferentes aspectos da condição humana contemporânea; os fenômenos complexos subjacentes a humanidade, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho quanto as representações grupais e individuais resultantes das mudanças socioculturais em curso; a violência nas sociedades e suas consequências para as comunidades; estudos de gênero; sociedade, meio ambiente e qualidade de vida; história e sociedade; etnias e diversidades culturais e estudos das religiões.

Este volume é composto por dez artigos que pretendem contribuir para o avanço no entendimento das várias reflexões e estudos em cultura e sociedade, escritos em 2011, não refletem o grave momento em que vivemos, pandemia, contudo, instauram reflexões no tocante às Ciências Humanas e seus diálogos com outros saberes. Reativar o presente periódico, criado na gestão do professor Jonatas Menezes e da Profa. Ana Leal (2009/2013), faz parte da proposta da atual gestão da referida professora, que considera ser o periódico em tela uma preciosa fonte de informação/divulgação de trabalhos e pesquisas do Centro de Educação e Ciências Humanas- CECH.

Neste número privilegia-se uma temática mais eclética, “Sociedade e Cultura”, com o objetivo de alcançar pesquisadores e pesquisadoras dos mais diversos interesses. A presente revista visa a incorporar as contribuições do desenvolvimento do pensamento científico nas áreas que enriqueçam as fronteiras das Ciências Humanas através da interdisciplinaridade necessária aos estudos acadêmicos contemporâneos. Dessa forma, é com alegria que concitamos a comunidade acadêmica a participar da continuidade dessa empreitada, sobretudo, por meio de críticas e sugestões que possam melhorar o projeto.