A importância da formação e do desempenho profissional dos psicólogos frente ao desenvolvimento e avaliação da intervenção vocacional

  • Rivaldo Sávio de Jesus Lima Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Resumo: O presente artigo visa refletir acerca da problemática da aprendizagem e do desempenho dos profissionais de Psicologia. Para tanto, busca rever criticamente os sistemas de formação acadêmica e profissional dos psicólogos, salientando os modelos teóricos, práticos, e investigativos que sustentam as suas aprendizagens. Neste contexto, a importância do treino de competências, ao nível do desenvolvimento e da avaliação de programas de intervenção vocacional, é analisada e discutida, com especial enfoque nas intervenções da gestão pessoal da vida e da carreira. Por fim, são ainda discutidas estratégias de (auto)avaliação destes profissionais que possibilitam uma monitorização constante do desempenho na sua atuação profissional. Palavras-chave: Orientação Vocacional, Intervenção vocacional, Formação do psicólogo. Résumé: Cet article prétend réfléchir à la problématique d'apprentissage et de performance des professionnels en Psychologie. Pour ce faire, il revoit critiquement les systèmes de formation académique et professionnelle des psychologues, en mettant en relief les modèles théoriques, pratiques et investigateurs qui tiennent leurs apprentissages. Dans ce contexte, l'importance de l'entraînement de compétences, au niveau du développement et de l'évaluation des programmes d'intervention vocationnelle, est analysée et discutée, avec une approche spéciale des interventions de la gestion personnelle de la vie et de la carrière professionnelle. Enfin, des stratégies sont encore abordées par rapport à l' (auto-) évaluation de ces professionnels qui permettront une monitorisation fréquente de leur performance dans l'exercice professionnel. Mots-clés: Intervention vocationelle, orientation vocationelle, formation des psychologues
Publicado
2021-01-25
Como Citar
Lima, R. S. de J. (2021). A importância da formação e do desempenho profissional dos psicólogos frente ao desenvolvimento e avaliação da intervenção vocacional. Revista Humanitae, 1(1), 78 - 86. Recuperado de https://seer.ufs.br/index.php/revistahumanitae/article/view/15157