Edição Atual

v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua
					Visualizar v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua
Publicado: 2023-01-30

Artigos

  • Laboratório de aprendizagem no ensino fundamental: contribuições da pedagogia descolonial

    Márcia Helena Dutra Schmidt, Gilberto Ferreira da Silva
    e17936
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17936
  • Tecnologia assistiva: recursos de comunicação aumentativa e alternativa na proposta de interação e aprendizagem dos alunos com autismo

    Fabiola Silva, Antônio Roberto Coelho Serra
    e18610
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18610
  • As recomendações sobre a Esgrima nas aulas de Educação Física e as percepções docentes: se aproximam ou se distanciam?

    Marinez Passos, Cirlene Pádula, sergio arruda
    e18729
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18729
  • (re)(i)novar práticas pedagógicas: a música, o museu e a Lei 10.639/03

    Diego Conto Lunelli, Rejane da Silveira Several
    e18758
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18758
  • Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital

    Adilson Cristiano Habowski , Cleber Ratto
    e18880
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18880
  • Elementos de uma escola inclusiva sob a ótica do Quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: um panorama brasileiro

    Renato Marcondes, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Silvio Luiz Rutz da Silva
    e18887
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18887
  • Campanhismo, modelo e função social: o caso da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário CADES (1953-1969)

    George Fredman Santos Oliveira, Alexandre Fernandez Vaz
    e18891
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18891
  • Ampliação da jornada escolar e oferta de atividades extracurriculares: desenhos de políticas em países europeus

    Cláudia da Mota Darós Parente
    e18894
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18894
  • A trilha interpretativa em escolas do campo como recurso pedagógico da Educação Ambiental

    Edilaine Cristina da Silva Almeida, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Maria Auxiliadora de Almeida Arruda
    e18899
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18899
  • A oferta de educação hospitalar para jovens e adultos no Brasil: uma análise das políticas educacionais (2000-2010)

    Alyne Gomes, Isaías Francisco de Carvalho
    e18908
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18908
  • A formação de professoras(es) para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília frente à Resolução CNE/CP nº 2/2019

    Lorrany Martins de Almeida, Aldenora Conceição de Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi
    e18920
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18920
  • A hegemonia da cultura escolar

    Alice Mendonça
    e18985
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18985
  • Manobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação Básica

    Gisele Aparecida Damaceno , Dirceu Antônio Cordeiro Júnior
    e19152
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19152
  • A relação entre tristeza e conhecimento

    Anderson dos Santos Wanderley, Joedla Rodrigues de Lima, Jair Moises de Sousa
    e19197
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19197
  • Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021)

    Jonis Bozzetti, Marli Teresinha Quartieri
    e19269
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19269
  • Tudo é novo? uma análise das significações de “inovação curricular” no Novo Ensino Médio

    Diego Miranda da Silva, Ângela Cristina Alves Albino , Rafael Ferreira de Souza Honorato
    e19341
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19341
  • Inclusão e o Programa Residência Pedagógica (PRP): reflexões sobre os relatórios e cartas produzidas pelas residentes

    Samara Cavalcanti da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
    e19389
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19389
  • Mídias e tecnologias na educação: COVID-19 e a lógica de mercado

    Rodrigo de Souza Santos, Cristiano Mezzaroba
    e19397
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19397
  • Processos de subjetivação étnica no município de Camaçari – Ba: reflexões a partir dos censos escolares

    Felipe Vieira de Souza, Mauricio Santana, Rosiléia Oliveira de Almeida
    e19415
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19415
  • A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar

    Erica Daiane Ferreira Camargo, Rosana Carla do Nascimento Givigi, Giovanna Santos da Silva
    e19433
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19433
  • Jogo de xadrez para discentes com deficiência intelectual

    Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, George Almeida Lima, Sara Lopes Aragão Machado Costa, Ruth Maria Mariani Braz
    e19530
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19530
  • O lugar das humanidades na formação docente para a atuação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

    Glauciane Ferreira da Costa Andrade, Aldenora Conceição de Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi
    e19551
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19551
  • A representação do ensino do autocuidado pelo professor de educação física

    Maicon Douglas de Oliveira, Marta Luciane Fischer
    e19683
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19683
  • Formação e prática docente reveladas nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraibano

    Rozilene Lopes de Souza Alves, Joaquim Tavares da Conceição
    e19945
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945
  • Indícios de uma prática exitosa na educação infantil no contexto da pandemia do Corona Vírus

    Marilene Santos, Sandra Maria Xavier Beiju
    e19979
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19979
  • Percepção do docente do ensino superior presencial em relação ao ensino remoto

    Milton Rezende Teixeira Neto, Daniela Oliveira Vidal da Silva, Lucimar Gracia Ferreira
    e20159
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.20159
  • Democratizar a permanência estudantil e minimizar as desigualdades: reflexões sobre as políticas de assistência estudantil

    Maria Janete de Lima
    e20179
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.20179
  • Educação Física no nível inicial a partir de uma abordagem sociocultural

    Manuel Dupuy; Leonardo Gómez Smyth
    e17683
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17683
  • Análise do impacto dos auxílios universitários no desempenho acadêmico: um estudo de caso no campus da UFC em Crateús

    Carlos Henrique Mendes de Oliveira, Janaina Lopes Leitinho, Luisa Gardênia Alves Tomé Farias
    e17911
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17911
  • Educação empreendedora em uma instituição de educação superior brasileira: caminhos para o seu desenvolvimento

    Giovana Fernanda Justino Bruschi, Adriana Justin Cerveira Kampff, Alam de Oliveira Casartelli
    e17180
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17180
  • Ensino técnico e ensino do empreendedorismo: Uma investigação das influências das estruturas organizacionais

    Elton Eustáquio Casagrande, Eduardo Migliorini Brusco
    e18773
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18773
  • Formação de professores do campo em municípios da Bahia

    Arlete Ramos dos Santos
    e18632
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18632
  • Mapeamento sistemático de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros da área de Ensino de Ciências e Matemática que tratam de relações entre pensamento computacional e ensino de matemática

    Carolina Soares Bueno, Luciane Mulazani dos Santos
    e18287
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18287
  • A pedagogia moderna na escola normal do Maranhão: orientações metodológicas para a formação das normalistas

    Rosângela Silva Oliveira
    e18812
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18812
  • Assistência estudantil na educação superior: A trajetória do programa nacional de assistência estudantil na Universidade Federal de Ouro Preto

    Jacqueline Kelly Almeida Cunha, Breynner Ricardo de Oliveira, Natália Rigueira Fernandes
    e18808
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18808
  • Educação domiciliar no Brasil: Uma política pública na contramão do direito à educação democrática

    Elaine Constant, Sandra Cordeiro de Melo, Jefferson Willian Silva da Conceição
    e18815
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18815
  • Conselhos estaduais de educação e políticas de avaliação e regulação da educação superior: Produção de conhecimento em artigos científicos (1999-2022)

    Mary Ângela Teixeira Brandalise, Nadja Fonsêca da Silva, Fabíola de Jesus Soares Santana
    e18809
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18809
  • Avaliação da educação superior no sistema estadual paulista: Articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Preto

    Maria Eliza Nogueira Oliveira, Regilson Maciel Borges, Joelma dos Santos Bernardes
    e18811
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18811
  • Diálogos, partilhas e aprendizagens: A formação do professor gestor nas rodas de conversas

    Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marta Lucia Croce, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz
    e18814
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18814
  • Análise do perfil de egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão no ENADE (2008-2017)

    Ana Lúcia Cunha Duarte, Suzana dos Santos Gomes, Kallyne Kafuri Alves
    e18810
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18810
  • Desencanto pela docência no Brasil: desafio à formação inicial de professores

    Rosenilde Nogueira Paniago
    e18612
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18612
  • A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior

    Charlene Carneiro Quinto dos Santos, Marinalva Lopes Ribeiro
    e18401
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18401
  • Promovendo imagens mais realistas dos cientistas e da atividade científica: a entrevista como estratégia de ensino e aprendizagem

    Catarina Ferreira, Bianor Valente
    e18533
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18533
  • Aprendizagem e política educativa na educação virtual nas escolas públicas peruanas durante a pandemia da COVID19

    Lucas Palacios Liberato, Mónica Alvarado
    e18663
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18663
  • Integrando realidade aumentada e aprendizagem baseada em problemas no ensino de língua inglesa por meio do design instrucional

    Paulo Boa Sorte, Nam Ju Kim
    e19073
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19073
  • O professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto Unibanco

    Evandro Consaltér, Caroline Simon Bellenzier, Altair Alberto Fávero
    e17433
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433
  • Dança e movimento expressivo numa prisão feminina - um tempo pra um novo espaço interno

    Meire Silvana Farias, Graça Duarte Santos
    e18371
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18371
  • Uma ciência diversa. Se não agora, quando?

    Aparecida da Silva Xavier Barros, Thelma Panerai Alves
    e18480
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18480
  • O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional: um estudo de caso entrelançando preconceitos e estereótipos

    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    e18568
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568
  • O currículo cultural da Educação Física: a educação comparada sobre as perspectivas contemporâneas em torno do currículo

    Fabio Richard Oechsler, Adolfo Ramos Lamar, Carolaine Tormena
    e18344
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18344
  • Sofrimento psíquico, educação escolar e juventude: reflexões sobre o contexto atual

    Eliane Antunes Marinho do Prado, Jonis Manhães Sales Felippe
    e18240
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18240
  • Contribuições da fenomenologia para a Educação Física escolar brasileira: caminhos para o campo da comunicação e para a área curricular de linguagens

    Allyson Carvalho Araújo, Aguinaldo Cesar Surdi
    e18402
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18402
  • “Feminismo é para todo mundo?”: notas sobre mulheres vítimas de violações de direitos

    Aurea Maria Pires Rodrigues, Fabio Zoboli
    e19177
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19177
Ver Todas as Edições

Histórico do periódico

A REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Sergipe, é o veículo de divulgação do Núcleo de Pós-Graduação em Educação, criada inicialmente com o nome de Revista do Mestrado em Educação no ano de 1998, quatro anos depois a instalação  do Mestrado em Educação.  O periódico assumiu um novo formato em 2002, mantendo a periodicidade semestral e a mesma denominação, atendendo as linhas de pesquisa: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação e História, Sociedade e Educação. No segundo semestre de 2007, foi aprovado o Doutorado em Educação, do Núcleo de Pós-Graduação em Educação, determinando a alteração de sua denominação para REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO. No ano de 2014 a revista passou a ser publicada quadrimestralmente. Em 2018 passou a ser um periódico de publicação trimestral e em 2020 de fluxo contínuo, ampliando a socialização do concheciemnto produzido pela área de educação.