Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Tempos e Espaços em Educação tem a missão de publicar em fluxo contínuo artigos originais, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico da área de educação no âmbito nacional e internacional.. É um periódico de acesso aberto sem pagamento de taxa ou custos de processamento de artigos (envio, revisão, edição e publicação). Suas áreas prioritárias são: História da Educação; Conhecimento e Cultura; Educação e Comunicação; Educação e Diversidade e Formação de Professores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação inicial

Os textos passam por uma avaliação preliminar, após a qual será enviado diretamente para pareceristas internos e externos/as ou devolvido para o/a autor/a com observações para serem corrigidas. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

Avaliação por pares

Os textos são encaminhados para dois pareceristasad hocespecialistas no tema abordado pelo autor.  No caso de haver uma disparidade nos pareceres, um/a terceira/o parecerista deve ser chamada/o para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as/os editoras/es emitir a opinião final. O Conselho Editorial solicita aos pareceristasad hocque avaliem o texto em 20 dias para que se possa tomar uma decisão e responder ao autor no prazo de dois meses após a submissão do trabalho. Nessa fase será garantido o anonimato do/a autor/a e dos/as pareceristas.

Aceitação

Se os/as pareceristas forem favoráveis à publicação sem alteração. Muito raramente um texto é aceito sem revisão alguma.

Aceitação com revisão

 

Se os/as pareceristas ad hoc forem favoráveis à publicação com a necessidade de revisão, os originais serão reenviados ao autor/a para a realização das alterações sugeridas e, posteriormente, reencaminhados aos pareceristas para constatar se as sugestões foram acatadas.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, ou avaliação feita por pares, e também após uma revisão e reenvio do trabalho.

Periodicidade

Trimestral

Janeiro-Março: publicação dia 05 de janeiro de cada ano.

Abril-Junho: publicação dia 30 de março de cada ano.

Julho-Agosto: publicação dia 30 de junho de cada ano.

Setembro-Dezembro: publicação dia 30 de agosto de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A política de ética e de boas práticas na produção e na REVTEE/A policy of ethics and good production practices and on REVTEE

A política de ética e de boas práticas na produção na publicação da Revista Tempos e Espaços em Educação deve considerar:

i) As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);

ii) Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/plataforma-brasil);

iii) A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais – (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.h tml);

iv)O Documento Preliminar: Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educa cao_texto_para_discussao_1.pdf);

v) O Código de Conduta para Editores e Periódicos do Cope (https://publicationethics.org/resources/codeconduct);

vi) A Declaração de Avaliação de Pesquisa – DORA (https://sfdora.org/read/pt-br/).

 

A policy of ethics and good production practices on REVTEE


The ethics policy and the good practices of production and publication of the Times and Spaces in Education Journal should consider:

i) Basic Guidelines for Scientific Activity of the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, 2011 (http://cnpq.br/dirturas);

ii) Plataforma Brasil Protocols through the Research Ethics Committee (http://www.comitedeetica.saomateus.ufes.br/pl Plataforma-brasil);

iii) National Health Council Resolution No. 510 of April 7, 2016 - on the rules applicable to research in the Humanities and Social Sciences - (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns /2016/res0510_07_04_2016.h tml);

iv) The Preliminary Document: Ethics in Education Research of the National Association of Graduate Studies and Research in 2017 (http://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_p Pesquisa_em_educa cao_texto_para_discussao_1.pdf);

v) Code of Conduct for Cope Editors and Journals (https://publicationethics.org/resources/codeconduct);

vi) Research Evaluation Statement - DORA (https://sfdora.org/read/en/).

Política de Acesso Livre

A Revista Tempos e Espaços em Educação é um periódico de acesso aberto e imediato  ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Antiplágio

O ineditismo dos artigos será analisado com base em uma ferramenta de antiplágio (iThenticate).

Histórico do periódico

A REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Sergipe, é o veículo de divulgação do Núcleo de Pós-Graduação em Educação, criada inicialmente com o nome de Revista do Mestrado em Educação no ano de 1998, quatro anos depois a instalação  do Mestrado em Educação.  O periódico assumiu um novo formato em 2002, mantendo a periodicidade semestral e a mesma denominação, atendendo as linhas de pesquisa: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação e História, Sociedade e Educação. No segundo semestre de 2007, foi aprovado o Doutorado em Educação, do Núcleo de Pós-Graduação em Educação, determinando a alteração de sua denominação para REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO. No ano de 2014 a revista passou a ser publicada quadrimestralmente.