FOTOGRAFIAS DE ANGOLA DO SÉCULO XIX: O ‘ÁLBUM FOTOGRÁFICO–LITERÁRIO’ DE CUNHA MORAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11685

Palavras-chave:

Fotografia, Angola, império colonial português, Cunha Moraes.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a visualidade do chamado império português, nos finais do século XIX, através do trabalho fotográfico de Cunha Moraes, principalmente a partir da sua obra Africa Occidental: Album Photographico-Litterario, publicada em fascículos, entre 1882 e 1883, e com a coautoria de Francisco de Salles Ferreira. No entanto, irão tomar-se em consideração outras obras do fotógrafo, nomeadamente o Album Photographico e Descriptivo publicado por David Corazzi, entre 1885 e 1888. Com esta análise pretende-se indagar sobre a importância da fotografia e da imagem na construção e disseminação de um imaginário ligado ao império, bem como sobre a influência dos propósitos políticos e “científicos” na configuração da representação visual da África colonizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Oliveira da Rocha, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Doutoranda do curso de Doutoramento em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Patrícia Ferraz de Matos, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Antropóloga. Investigadora Auxiliar. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Referências

BARRADAS, Carlos. Poder ver, poder saber: A fotografia nos meandros do colonialismo e pós-colonialismo. Arquivos da Memória: Antropologia, Arte e Imagem, v. 5-6, p. 72-92, 2009.

BARROCAS, António. Sais de sangue – O corpo Fotografado: Teoria e Prática da Fotografia em Portugal (1839-1930). Tese de doutoramento em Ciências da Arte, Universidade de Lisboa, 2014. http://bit.do/eN5y3

CASTRO, Teresa. O esplendor dos atlas: fotografia e cartografia visual do Império no limiar do século XX. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 289-302.

CORDEIRO, Luciano. Prefácio. In: MORAES, J. A. da Cunha. Africa Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1885-1888.

DIAS, Jill R. Photographic Sources for the History of Portuguese-Speaking Africa, 1870-1914. History in Africa, v. 18, n. 18, p. 67-82, 1991. https://doi.org/10.2307/3172054

FERREIRA, Francisco de Salles. Typos e Costumes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883a.

FERREIRA, Francisco de Salles. Mondombes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883b.

FERREIRA, Francisco de Salles. Os Muhumbes. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883c.

FERREIRA, Francisco de Salles. O carro dos Boers. In: Africa Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883d.

GUIMARÃES, Ângela. Uma Corrente do Colonialismo Português: A Sociedade de Geografia de Lisboa (1875-1895). Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

MARTINS, Leonor. Imaginar o império através da revista ilustrada O Occidente (1878-1915). In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 277-289.

MATOS, Patrícia Ferraz de. As “Côres” do Império: Representações Raciais no “Império Colonial Português”. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2006. http://hdl.handle.net/10451/22688

MATOS, Patrícia Ferraz de. Power and Identity: The Exhibition of Human Beings in the Portuguese Great Exhibitions. Identities: Global Studies in Culture and Power, v. 21, n. 2, p. 202-218, 2014a. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/1070289X.2013.832679

MATOS, Patrícia Ferraz de. A fotografia na obra de Mendes Correia (1888-1960): Modos de representar, diferenciar e classificar da “antropologia colonial”. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014b, p. 45-66.

MATOS, Patrícia Ferraz de. Conhecimento científico como promotor de potência colonial: O caso das missões científicas de foro antropológico. In: MARÍN-AGUILERA, Beatriz (ed.). Repensar el colonialismo: Iberia, de colonia a potencia colonial. Madrid: JAS Arqueología, 2018, p. 371-400.

MORAES, J. A. da Cunha. Affrica Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1885-1888.

MORAES, José A. da Cunha. Posfácio. In: MORAES, José A. da Cunha. Affrica Occidental: Album Photographico e Descriptivo. Lisboa: Edição David Corazzi, 1888.

MORAES, José A. da Cunha; FERREIRA, Francisco de Salles. Affrica Occidental: Album Photographico-Litterario. Porto: Typographia Occidental, 1882-1883.

PEREIRA, Maria de Fátima Marques. Casa Fotografia Moraes: A Modernidade Fotográfica na Obra dos Cunha Moraes. Porto: Universidade do Porto, 2001.

ROCHA, Liliana Oliveira da; MATOS, Patrícia Ferraz de. Fotografia Colonial: materialidades e imaterialidades identitárias no contexto português. Criar Educação, v. 7, n. 2, p. 1-23, 2018a. http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/4608

ROCHA, Liliana Oliveira da; MATOS, Patrícia Ferraz de. Ver para Crer? Desafios Educacionais sobre o Poder da Fotografia. Práxis Educacional, v. 14, n. 29, p. 177-197, 2018b. https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4105

ROSA, Frederico Delgado; VERDE, Filipe. Exploradores portugueses e reis africanos: viagens ao coração de África no século XIX. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2013.

RYAN, James. Introdução: Fotografia colonial. In: VICENTE, Filipa Lowndes (ed.). O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 31-42.

SANTOS, Maria Emília Madeira. Nos caminhos de África: Serventia e posse (Angola – século XIX). Lisboa: Instituto de Investigação Científica Tropical, 1998.

SENA, António. Uma História de Fotografia: Portugal 1839 a 1991. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1991.

SENA, António. História da Imagem Fotográfica em Portugal – 1839-1997. Porto: Porto Editora, 1998.

SERÉN, Maria do Carmo. Livro de viagens: Um discurso ou uma memória. In: SIZA, Maria Tereza; WEIEMAIR, Peter (eds). Livro de Viagens: Fotografia Portuguesa (1854-1997). Zurique: Stemmle, 1997, pp. 13-31.

VICENTE, António. Os primeiros 75 anos da fotografia em Portugal. In: MEDINA, João (ed.). História de Portugal: Dos tempos pré-históricos aos nossos dias. Amadora: Ediclube, 1993, p. 203-220.

WHITE, Hayden. O tema do nobre selvagem como fetiche. In: WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a crítica da cultura, 2.ª edição. São Paulo: EDUSP, 2001 (1994), p. 203-217.

Downloads

Publicado

2019-11-09

Como Citar

Oliveira da Rocha, L., & Ferraz de Matos, P. (2019). FOTOGRAFIAS DE ANGOLA DO SÉCULO XIX: O ‘ÁLBUM FOTOGRÁFICO–LITERÁRIO’ DE CUNHA MORAES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(31), 165–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11685

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua