Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11853

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o modo como crianças da Educação Infantil veem e atribuem sentido ao espaço escolar. As discussões teóricas permeiam fundamentações que evidenciam caracterizações do espaço escolar, defendendo que estes espaços não devem ser pensados e organizados apenas pelo professor. O trabalho tem como objetivo analisar narrativas de crianças de quatro a seis anos sobre a organização dos espaços da escola que frequentam. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de uma cidade do interior baiano. O estudo tem como referencial teórico e metodológico contribuições de Passegi (2011), Ferraroti (1988), Horn (2011), Ariés (1981), Freire (2005), Vygotski (2003), dentre outros. O procedimento metodológico usado foi inspirado na abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas infantis constituíram o dispositivo principal de recolha de informações. Com esta pesquisa foi possível constatar que o espaço precisa ser desafiador para que a criança possa despertar seu interesse, proporcionando o brincar, o criar, o imaginar, contribuído para a construção de seus conhecimentos.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cpntemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação en Educação - PPGE da UEFS. Coordenador do Núlceo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária -NEPPU da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO, grupo ligado ao PPGEduC - UNEB.

ORCID https://orcid.org/0000-0002-7962-7222

Michele Rodrigues Marques, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação Licenciatura em Pedagogia - UESSBA Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Escola Cooperativista de Irecê. Tem experiência em Educação infantil, práticas educativas da pré-escola.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8814-5623

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Publicado

2020-03-03

Como Citar

Silva, F. O. da, & Marques, M. R. (2020). Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11853

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