Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12786

Palavras-chave:

Retenção acadêmica. Reprovações e trancamentos. Licenciatura em Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos estudantes referente aos fatores relacionados à retenção acadêmica em dois cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Os sujeitos foram acadêmicos que já haviam reprovado ou trancado suas matrículas em pelo menos uma componente. A coleta de dados deu-se através de um questionário com questões e afirmações, as quais foram avaliadas por meio de uma escala de cinco níveis de concordância. A partir dos dados obtidos foram feitas análises descritivas, as quais foram discutidas a partir do Modelo para Estudo dos Fatores Associados ao Processo de Retenção descrito na literatura da área. Os resultados indicam que os fatores: formação no Ensino Médio, falta de programas de apoio ao discente e necessidade de trabalhar enquanto frequenta o curso, influenciam na retenção acadêmica no contexto investigado. Diante disso, é possível elencar algumas ações que podem minimizar o alto índice de retidos nesses cursos.

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Biografia do Autor

Quelen Colman Espíndola Lima, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito/RS

Mestranda Em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Cidade: Porto Alegre/RS

Doutor e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), licenciado em Química pela mesma Universidade
Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), Porto Alegre, RS.

Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

Lima, Q. C. E., & Pazinato, M. S. (2020). Fatores influentes na retenção acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade pública brasileira. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12786

Edição

Seção

Publicação Contínua