Reinventar o protagonismo para um contexto despolitizado: entre memória, história e educação em direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12939

Resumo

Este artigo reflete sobre a sociedade brasileira na atualidade, considerando os aspectos de retrocesso e de ruptura na educação, assomados nessa conjuntura, norteando-se por discussões e diálogos que consideram a memória, a história e a Educação em Direitos Humanos como possibilidades de protagonismo nesse cenário controverso. Na defesa de uma sociedade democrática e de uma educação para a politização dos sujeitos, enfatizamos a importância de reinventar o protagonismo na luta por uma educação de qualidade, que corrobore para a leitura crítica do mundo, contribuindo para a construção de uma sociedade que conheça não apenas o presente, mas possa refletir sobre o passado e pensar o futuro com mais possibilidades de acertos. Destacamos que o período da ditadura civil-militar (1964-1985) é citado como um momento de fragilização da democracia brasileira, configurando-se como espelho para a não repetição do passado. As reflexões e análises estão fundamentadas em autores dos campos da história e da educação, como: Certeau (2011); Freire (2011; 2014), entre outros. Na perspectiva do protagonismo, a preservação da memória, o fortalecimento da história e a Educação em Direitos Humanos favorecem a resistência e o enfrentamento dos retrocessos na educação.

Abstract

This paper reflects about the Brazilian society at the actuality, considering the aspects of retrocession and rupture in the education, that this conjecture has been pointed, directed by discussions and dialogs that consider the memory, the history and the Education in Human Rights as possibilities of protagonism at this controversial set. In the defense of a democratic society and an education to the subject politicization, we emphasize the reinvent importance the protagonism at the fight for a quality education, that corroborates to the critical reading of the world,  contributing to the build of a society that knows not only the present, but can reflect about the past and can think about the future with more possibilities of hits. We highlight that de civil-military dictatorship period (1964-1985) is said as a moment of Brazilian democracy fragility, configuring as a mirror to the non-repetition of the past. The reflections and analyzes are based on authors of history and education domain, as: Certeau (2011); Freire (2011; 2014), and others. At the protagonism perspective, the memory preservation, the history fortification and the Education in Human Rights favor the resistance and the confrontation of the education retrocession.

Resumen

Este artículo reflexiona sobre la sociedad brasileña en la actualidad, considerando los aspectos de retroceso y de ruptura en la educación, que esa conjetura tiene apuntado, norteado por discusiones y diálogos que consideran la memoria, la historia y la Educación en Derechos Humanos como posibilidades de protagonismo en ese pasaje controvertido. En la defesa de una sociedad democrática y de una educación para la politización de los sujetos, enfatizamos la importancia de reinventar el protagonismo en la lucha por una educación de calidad, que corrobore para la lectura crítica del mundo, contribuyendo para la construcción de una sociedad que conozca no solo el presente, pero pueda reflexionar acerca del pasado y pensar el futuro con más posibilidades de aciertos. Destacamos que el periodo de la dictadura civil-militar (1964-1985) es citado como un momento de fragilización de la democracia brasileña, configurándose como espejo para la no repetición del pasado. Las reflexiones y análisis están fundamentadas en autores de los campos de la historia e de la educación, como: Certeau (2011); Freire (2011; 2014), y otros. En la perspectiva del protagonismo, la preservación de la memoria, el fortalecimiento de la historia y la Educación en Derechos Humanos favorecen la resistencia y el enfrentamiento de los retrocesos en la educación.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Danielly Leite Batista Pessoa, Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestra em Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Memória, História e Educação. Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, s/n, Castelo Branco III, João Pessoa/PB. CEP: 58051-085.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4888-0257

Auristela Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Memória, História e Educação. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5436-1157

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba/UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós-Doutora em Política Educativa pela Universidade do Minho/UMINHO/PT. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFPB e em Direitos Humanos/PPGDH/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira, GT – PB. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8331-837X

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. 3 ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

BARBOSA, Marco Antônio Rodrigues. Memória, verdade e educação em direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa; Editora Universitária, 2007, p.157-168.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 313- 334.

CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. Quando a leitura do mundo precede a leitura da palavra: Angicos, 63 – os testemunhos da memória. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; CURY, Cláudia Engler (Orgs.). Histórias da educação da Paraíba: rememorar e comemorar. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2012. p. 147-160.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Revisão Técnica Arno Vogel. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

DORNELLES, João Ricardo Wanderley. Reflexões sobre os desafios para a Educação em Direitos Humanos e a questão democrática na América Latina. In: RODINO, Ana Maria. et al. (Orgs.). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014. p. 201-222.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamim: os cacos da história. São Paulo: UNICAMP, 2018

GONDRA, José Gonçalves (Org.). Eduardo Vieira... [et al.]. Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HOBSBAWM, Eric. O século: vista aérea. In: HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 11-15.

LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos Roberto. O Brasil republicano: uma história de golpes de Estado. In: LUCENA, Carlos. et al (Orgs.) A crise da democracia brasileira. Vol. 1. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

NUNES, Clarice. Memória e História da Educação: entre práticas e representações. In: Maria Cristina Leal; Marília Pimentel. (Org.). História e memória da Escola Nova. 1. ed.Rio de Janeiro: Loyola, 2003, v. 1, p. 9-26.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. GONDRA, José Gonçalves (Org.). Eduardo Vieira... [et al.]. Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 17-62.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes Barretos de. A Pedagogia Histórico-Crítica: uma formação contra-hegemônica. PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; CURY, Cláudia Engler (Orgs.). Histórias da educação da Paraíba: rememorar e comemorar. João Pessoa: Editora Universitária / UFPB, 2012. p. 13-24.

ORSO, Paulino José. Reformas educacionais em tempos de golpe ou como avançar andando para trás. In: LUCENA, Carlos. et al (Orgs.) A crise da democracia brasileira. Vol. 1. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SANFELICE, José Luís. Com o golpe de 2016, para onde caminhará a educação. In: LUCENA, Carlos. et al (Orgs.) A crise da democracia brasileira. Vol. 1. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

SANTOS, Auristela Rodrigues dos. Reforma de ensino de 2º grau na conjuntura histórica da ditadura civil-militar (1964-1985): um estudo sobre as representações discursivas da lei nº 5692/71. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2018.

SANTOS, Márcia Pereira. dos. História e memória: desafios de uma relação teórica. Revista OPSIS, vol. 7, n. 9, jul-dez 2007, p. 81-97.

SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUI, Marilena. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

VIOLA, Solon Eduardo Annes. Educação em direitos humanos perspectivas e desafios. In: SANTADER, Ugo Carlos (Orgs). Memória e direitos humanos. Brasília: LGE, 2010.p. 119-133.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Batista Pessoa, A. D. L., Santos, A. R. dos, & Carvalho, M. E. G. (2020). Reinventar o protagonismo para um contexto despolitizado: entre memória, história e educação em direitos humanos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12939

Edição

Seção

Publicação Contínua