The emerging of a gender discourse in education: the differences in the school space

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13061

Resumo

O presente estudo buscou refletir acerca questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual na escola, a partir de uma revisão bibliográfica, considerando a recorrência de tais discussões no fazer pedagógico no século XXI. Com o intuito de compreender a intrínseca relação entre educação e sexualidade, pautamos essa reflexão nos estudos de Foucault (1984; 1995), Louro (1997; 1999; 2003; 2004), Butler (1999; 2002; 2003), além de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, por compreendermos que a escola exerce papel preponderante na construção do conhecimento. Dessa maneira, discutir novas políticas de inclusão das diferenças de gênero e diversidade sexual exige, por parte dxs educadorxs, experienciar novas formas do uso da linguagem que possam produzir resistência a padrões sexistas ou homofóbicos. Incluir os estudos sobre gênero, sexualidade e diversidades no currículo escolar se constitui enquanto prática pedagógica inclusiva e de respeito às diferenças.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de sergipe; Mestre em Educação, cultura e territórios Semiáridos

Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Gênero e Diversidade do Sertão - GENESES-Sertão

André Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professor da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII; Membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologia da Informação e Comunicação - FOPTIC.

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Publicado

2020-02-16

Como Citar

Rios, P. P. S., & Lucas Vieira, A. R. (2020). The emerging of a gender discourse in education: the differences in the school space. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13061

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