The emerging of a gender discourse in education: the differences in the school space
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13061Resumo
O presente estudo buscou refletir acerca questões de gênero, sexualidade e diversidade sexual na escola, a partir de uma revisão bibliográfica, considerando a recorrência de tais discussões no fazer pedagógico no século XXI. Com o intuito de compreender a intrínseca relação entre educação e sexualidade, pautamos essa reflexão nos estudos de Foucault (1984; 1995), Louro (1997; 1999; 2003; 2004), Butler (1999; 2002; 2003), além de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, por compreendermos que a escola exerce papel preponderante na construção do conhecimento. Dessa maneira, discutir novas políticas de inclusão das diferenças de gênero e diversidade sexual exige, por parte dxs educadorxs, experienciar novas formas do uso da linguagem que possam produzir resistência a padrões sexistas ou homofóbicos. Incluir os estudos sobre gênero, sexualidade e diversidades no currículo escolar se constitui enquanto prática pedagógica inclusiva e de respeito às diferenças.
Downloads
Referências
ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Cadernos Pagu, Campinas SP, n. 21, p. 281-315, 2003.
BEAUVOIR, S. de. O Segundo Sexo, v. I. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949.
BUTLER, J. Corpos que pesam. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado. Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
BUTLER, J. Críticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. Sexualidades transgresoras. Una antología de estudios queer. Barcelona: Icária editorial, 2002, p. 55 a 81.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BORGES. Z, N. & MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16, 59-76. 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 08 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; temas transversais. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf . Acesso em: 20 nov 2019.
CARDOSO, Helma de Melo. GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIZAÇÃO DE FOUCALT. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n 01, p. 319-332, jun 2019. ISSN 2358-1425. Disponível em <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9652>. Acesso em: 12 dez. 2019.
DIAS, Alfrancio Ferreira; MENEZES, Carlos André Araújo. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar? Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 37-48, out. 2017. ISSN 2358-1425 Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7443>. Acesso em: 20 dez. 2019.
DIAS, Alfrancio Ferreira et al. schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 83-92, maio 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6433>. Acesso em: 03 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6433.
DIAS, Alfrancio Ferreira. Como as escolas educam corpos nas práticas pedagógicas?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 14, p. 103-112, abr. 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2958>. Acesso em: 03 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2958.
FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 13-22, 14 abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4959>. Acesso em: 03 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4959
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. RJ: Graal, 1984.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231- 249.
GARCIA, M. R. V. Homofobia e heterossexismo nas escolas: Discussão da produção cientifica no Brasil e no mundo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 6 a 8 julho de 2009. São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie.
JUNQUEIRA, R. D. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: discutindo práticas educativas, 3., 2007, Rio Grande. Anais... Rio Grande, RS: Ed. da FURG, 2007.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós- estruturalista. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LOURO, G. L. Teoria Queer: uma perspectiva pós-identitária para a Educação. Revista de Estudos Feministas, 9(2): 541-553, 2003.
LOURO, G. L. Um corpo estranho. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LUCENA, S.; OLIVEIRA, J. M. A. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 14, p. 35-44, 30 dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3449. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3449
MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MAKNAMARA, M. Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n. 16, p. 99-108, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3976. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3976.
NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTE, M. M. D. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249-260, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7075. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7075
OLIVEIRA, J. B. G. A perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência no brasil: um estudo sobre as políticas públicas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.4, n.6, 2011. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2250.
PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 10 abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4966 . Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966
PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 99-108, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7448. Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7448
PEREIRA, A. A educação de jovens e adultos no sistema prisional brasileiro: o que dizem os planos estaduais de educação em prisões?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 24, p. 245-252, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6657.
PINTO, É. J. S.; CARVALHO, M. E. P. DE; RABAY, G. As relações de gênero nas escolhas de cursos superiores. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 22, p. 47-58, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6173.
RIOS, Pedro Paulo Souza; DIAS, Alfrancio Ferreira. “Então me classificavam como estranho”: entre narrativas na construção do estranho no corpo de professores gays. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 11, p. 539-557, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6130. Acesso em 20 nov 2019.
RUDD, T.; GOODSON, I. F. Refraction as a Tool for Understanding Action and Educational Orthodoxy and Transgression. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 99-110, 11 abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4968. Acesso em 20 nov 2019.
SARAT, M.; CAMPOS, M. I. Gênero, sexualidade e infância: (con)formando meninas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 7, n. 14, p. 45-56, 2014. Disponível em: < <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2951>. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2951.
SCALA, J. Ideologia de Gênero: o neototalitarismo e a morte da família. 2. ed. Trad. Lyège Carvalho. São Paulo: Katechesis, 2015.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Vol. 20 (2), jul/dez. 1986.
SEFFNER, F. Equívocos e armadilhas na articulação entre diversidade sexual e Políticas de inclusão escolar. In: JUNQUEIRA, R. D. (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO. 2009.
SILVA, T.T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
ULJENS, M. Non-Affirmative Curriculum Theory in a Cosmopolitan Era?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 121-132, 11 abr. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4970. Acesso em 20 nov 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.