Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)

Autores

  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Paulo Sergio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13294

Palavras-chave:

Desempenho; Estudante; Pisa

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes no Letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) dos países de Singapura e do Brasil. Para tanto, foram utilizados os dados dos questionários respondidos pelos estudantes no PISA 2015. A análise dos dados foi realizada a partir de Regressão Linear Múltipla, englobando características específicas de plano amostral complex survey. Os resultados demonstram que o Índice de retorno percebido é o fator que mais afeta positivamente o Letramento dos estudantes de Singapura, enquanto que, para os estudantes brasileiros, o Índice de defasagem é o que mais impacta positivamente o desempenho no teste, indicando que os alunos que estão na série equivalente à sua idade apresentam melhores resultados. Além disso, algumas diferenças entre os sexos feminino e masculino foram identificadas.

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Biografia do Autor

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atua como Assistente em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. Participa do grupo de pesquisa "Tecnologias da Informação e Decisão". 

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3545-0741

 

 

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(1992), especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria(2008), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria(1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Participa do grupo de pesquisa "Finanças".

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8264-0439

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Radons, D. L., & Ceretta, P. S. (2020). Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13294

Edição

Seção

Publicação Contínua