Os sentidos da formação humana: perspectivas para uma educação emancipadora e humanizadora

Autores

  • Rosana Cristina Kohls Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Ricardo Cocco Universidade Federal de Santa Maria. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2047-4177
  • Rosenei Cella Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13383

Palavras-chave:

Educação. Formação humana. Democracia. Cidadão do mundo. Imaginação narrativa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos sentidos da Educação. Assumimos como fato que estamos imersos em uma crise nessa área, a qual tem por base a implantação de modelos de Educação que têm se distanciado de uma formação humanizada e emancipadora. Ao pensarmos em uma Educação revestida de sentido humanista é aos gregos que nos reportamos, pois, foram eles que adotaram um modelo de formação integral capaz de promover o “homem vivo” na sua possibilidade constante de um “vir-a-ser”. O presente estudo teórico de caráter bibliográfico trata de pensar uma formação em que os seres humanos possam compreender-se como cidadãos do mundo, e que, ao desenvolver sua capacidade imaginativa, sejam capazes de tornar-se sensíveis e comprometidos com os seres humanos de outros lugares e de outras culturas, para que se possa vislumbrar possibilidades de vivermos em um mundo democrático, com respeito às diferenças e às complexidades.

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Biografia do Autor

Rosana Cristina Kohls, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/UPF) e Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE/UPF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3912-0133

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria. Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF); Técnico em Assuntos Educacionais e Professor Formador na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen - Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2047-4177

Rosenei Cella, Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF); Servidora Técnica administrativa na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó - Brasil. Grupo de pesquisa Gestão e inovação educacional - GPEGIE, da UFFS.

ORCID : https://orcid.org/0000-0001-5054-1268

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Kohls, R. C. ., Cocco, R., & Cella, R. (2020). Os sentidos da formação humana: perspectivas para uma educação emancipadora e humanizadora. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13383

Edição

Seção

Publicação Contínua