Sequência Didática sobre qualidade do ar: possibilidades para o Ensino de Química contextualizado

Autores

  • José Francisco Zavaglia Marques Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13431

Palavras-chave:

Ensino de Química. Qualidade do ar. Sequência Didática.

Resumo

As ações antropogênicas têm alterado a qualidade do ar, solo, água, flora e fauna e o ensino deve, quando possível, explorar os temas promovendo reflexões sobre esses com os estudantes, para que possam exercer as tomadas de decisões de forma consciente. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) acerca da temática qualidade do ar no município de Cachoeira do Sul-RS. Com o desenvolvimento da SD, buscamos articular os conceitos da disciplina de química estudados no 1° ano do Ensino Médio. Dentre as atividades, foi proposto uma situação-problema sobre como está a qualidade do ar do município. Os estudantes realizaram pesquisas para auxiliar na resolução do problema, produzindo relatórios com as respostas. Entre os dados analisados nos relatórios, obtivemos informações por meio de entrevistas com pessoas da comunidade que descreveram o ar da cidade como de boa qualidade. As pesquisas em artigos, sites e documentos governamentais também forneceram dados aos estudantes, corroborando, assim, com a argumentação sobre a possível boa qualidade do ar.

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Biografia do Autor

José Francisco Zavaglia Marques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/ UFSM Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Grupo de Pesquisa- Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (MPEAC).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7866-112X

 

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/ UFSM Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Técnica em laboratório/ biologia- UFSM.  Grupo de Pesquisa- Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (MPEAC).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5338-8534

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)- Campus Jaguari. Professor Efetivo no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha e Professor Atuante no  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação  Profissional  e  Tecnológica  da  Universidade Federal de Santa Maria; Grupo de Pesquisa MAGMA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores.

ORCID : https://orcid.org/0000-0003-2829-7320

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Marques, J. F. Z. M., Drehmer-Marques, K. C., & Brancher, V. R. (2020). Sequência Didática sobre qualidade do ar: possibilidades para o Ensino de Química contextualizado. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–25. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13431

Edição

Seção

Publicação Contínua