A Biblioteca e a construção do trabalho educativo na escola

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Luiz Percival leme Britto Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.
  • Zair Henrique Santos Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13464

Resumo

O artigo aborda a contribuição da biblioteca escolar no trabalho educativo, a partir do entendimento do filósofo alemão Theodor W. Adorno de que a educação tem como fim último a recusa da barbárie. Para isso, toma o conceito de trabalho educativo da pedagogia histórico-crítica e a concepção de biblioteca escolar de Álvarez e Castrillón (2013) para discutir distintas concepções de biblioteca escolar, com ênfase na formação de acervos bibliográficos. Conclui que embora haja avanços na área, ainda há lacunas, especialmente no que toca às distâncias teóricas e práticas entre educação e biblioteconomia, e que a biblioteca escolar pode contribuir para a ampliação do capital cultural de estudantes e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

É graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. Integra o Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola - Lelit, da Ufopa. Atualmente, é professora substituta no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3139-1038

Luiz Percival leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.

Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas), mestre e doutor em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência no ensino de língua portuguesa, leitura e escrita, É coordenador do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6825-7927

Zair Henrique Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, Pará, Brasil.

 É graduado em Letras (Universidade Federal do Pará), mestre em Letras: Linguística e Teoria Literária (Universidade Federal do Pará) e doutor em Educação: Ensino e Práticas Culturais (Universidade Estadual de Campinas). É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita; letramento; literatura de expressão amazônica; literatura oral; imaginário popular; narrativas modernas e literatura infantojuvenil. É coordenador adjunto do Lelit – Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola, da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9798-7478

Downloads

Publicado

2020-04-26

Como Citar

Farias, F. R., Britto, L. P. leme, & Santos, Z. H. (2020). A Biblioteca e a construção do trabalho educativo na escola . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–15. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13464

Edição

Seção

Publicação Contínua