Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil

Autores

  • Isaura Lays Sá Fernandes de Souza Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED). Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil
  • Suzana Santos Libardi Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13607

Palavras-chave:

Participação. Criança. Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender se/como ocorre a participação de crianças no cotidiano da Educação Infantil, a partir de estudo de caso numa pré-escola localizada no Sertão de Alagoas. Foram realizadas observação participante e algumas atividades pedagógicas com crianças no ambiente educativo. Uma turma do Jardim I foi envolvida na pesquisa, com 24 crianças na faixa de quatro a cinco anos de idade. As análises dos relatórios de campo refletem o fenômeno da participação de crianças no contexto estudado. Apresentamos as formas pelas quais as crianças agem criativamente e tomam posse do local e da dinâmica em que estão inseridas. São relatadas cenas do cotidiano infantil que nos permitiram pensar analiticamente sobre participação. Observamos que a ação das crianças depende muito do olhar do adulto, pois ele é quem ocupa o papel de prevê-la no processo de ensino e aprendizagem e/ou de, ocasionalmente, não a reconhecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Lays Sá Fernandes de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED). Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil

Pós-graduação lato sensu (em andamento), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); pós-graduação lato sensu (em andamento), Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia (SEMED) – Alagoas – Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8919-8775   

Suzana Santos Libardi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

Doutorado em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão – Brasil; Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Diversidades e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL).

ORCID do autor 2: https://orcid.org/0000-0002-2185-6786   

Referências

AGOSTINHO, Kátia Adair. A Educação Infantil com a Participação das Crianças: Algumas Reflexões. Da investigação às práticas, 6 (I), 69-86, 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2182-13722016000100005&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 08 jan. 2019.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em: 08 jan. 2019.

CARVALHO, Diana Carvalho de; QUINTEIRO, Jucirema; SERRÃO, Maria Isabel Batista. Infância na escola: a participação como princípio formativo. In: Participar, brincar aprender: exercendo os direitos da criança na escola / Diana Carvalho de Carvalho, Jucirema Quinteiro, organizadoras. – Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES, 2007.

CERISARA, Ana Beatriz; OLIVEIRA, Alessandra Mara Rotta de; RIVERO, Andréa Simões; BATISTA, Rosa. Partilhando Olhares Sobre as Crianças Pequenas: Reflexões Sobre o Estágio na Educação Infantil. Revista Eletrônica Zero -A- Seis, Florianópolis, v. 05, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/11157 Acesso em: 08 jan. 2019.

CORSARO, William Arnold. Sociologia Da Infância. Trad. Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KRAMER, Sonia. Autoria e Autorização: Questões Éticas na Pesquisa com Crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41-59, julho/ 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398 Acesso em: 10 jan. 2019.

LIMA, Letícia Campos De. A Criança como Protagonista na Educação Infantil: Um Olhar Sobre as Práticas Pedagógicas em Delmiro Gouveia-Al. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, UFAL, 2018.

LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli B. Da. Aproximando Universidade e Escola de Educação Básica pela Pesquisa. Cadernos De Pesquisa, v.35, n. 125, pp.81-109. 2005. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~gpef/teses/grupo_01.pdf Acesso em: 02 de fev. 2019.

LUÍS, Joana De Freitas; ANDRADE, Sofia; SANTOS, Paula Coelho. A Atitude do Educador de Infância e a Participação da Criança Como Referenciais de Qualidade em Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 20 n. 61 Abr.-Jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000200521&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 02 de fev. 2019.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da Infância: Reconstruindo uma Práxis de Participação. In: Oliveira-Formosinho, Júlia; Kishimoto, Tizuko Morchida; Pinazza, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) Da Infância: Dialogando com o Passado: Construindo o Futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; LINO, Dalila. Os Papéis das Educadoras: As Perspectivas das Crianças. In: Oliveira- Formosinho Julia. (Org.). A Escola Vista pelas Crianças. Editora Porto, Portugal, 2008. p.70.

PINTO, Maria Raquel Barreto. Tempo e Espaço Escolares: O (Des)Confinamento da Infância. In: Quinteiro, Juricema; Carvalho, Diana Carvalho De. Participar, Brincar E Aprender: Exercitando Direitos da Criança. Araraquara, Sp: Junqueira & Marin, 2007; Brasília, DF: CAPES, 2007.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, Investigar e Aprender. 1. Ed. São Paulo. Paz e Terra – 2012.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. 1998. 187f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251307 Acesso em: 07 jan. 2019.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Culturas Infantis e Interculturalidade. In: Dornelles (Org.) Produzindo Pedagogias Interculturais na Infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SILVA, Conceição Firmina Seixas. Infâncias e Participação nos Campos da Política, das Pesquisas e das Comunidades. Delmiro Gouveia: UFAL, 2018. (Palestra Proferida no Seminário Infâncias e Juventudes em Debate).

SILVA, Daiana Paz de Oliveira; WERLE, Marta Patrícia Beck. Diálogo e Escuta: A Pedagogia de Paulo Freire para a Educação da Infância. In: IX Seminário Nacional Diálogos Com Paulo Freire: Utopia, Esperança E Humanização. 2015, p. 1-8.

SOARES, Natália Fernandes. A Investigação Participativa no Grupo Social da Infância. Currículo Sem Fronteiras, v. 6, n. 1, P. 25-40, Jan./Jun. 2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/soares.htm Acesso em: 02 de fev. 2019.

SOUZA, Isaura Lays Sá Fernandes de. Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, UFAL, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5287 Acesso em: 12 abr. 2019.

VARGAS, Cristina de; JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Faz de conta e protagonismo das crianças. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos de; FELIPE, Jane Felipe; CORSO, Luciana Vellinho. Para pensar a educação infantil em tempos de retrocessos: lutamos pela educação infantil. – Porto Alegre: Evangraf, 2017, p. 170-187.

WYNESS, Michael. Children's participation and intergenerational dialogue: bringing adults back into the analysis. Childhood, v. 20, n. 4, p. 429-442. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280292528_Children's_participation_and_intergenerational_dialogue_Bringing_adults_back_into_the_analysis Acesso em: 01 out. 2019

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Souza, I. L. S. F. de ., & Libardi, S. S. (2021). Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil: . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13607

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.