Educação e diferenças culturais: práticas educativas fronteiriças na educação básica

Autores

  • Maria Helena da Silva Reis Santos Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
  • Jane Adriana V. Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia – Campus I, Salvador, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13670

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Diferenças, Narrativas, Ensino Fundamental

Resumo

O texto discute as políticas de sentido construídas acerca das fronteiras e da negociação cultural produzidas nas práticas educativas de docentes da Educação Básica na relação com as diferenças culturais que atravessam o cotidiano da escola. Trata-se de um recorte do estudo que buscou compreender como docentes do Ensino Fundamental significam as diferenças culturais em suas práticas educativas. É uma pesquisa qualitativa, de abordagem (auto)biográfica, em diálogo com os Estudos Culturais em educação, que utilizou diários das práticas educativas, entrevistas narrativas e ateliê biográfico para colheita de informações. O estudo desvelou a experiência com as diferenças na escola articulada com mudanças culturais tecidas por embates, conflitos, afirmação, negação e negociações. Os resultados apontaram para diferentes lugares fronteiriços na relação entre Educação e diferenças, em que deslizamento e negociação de sentidos são fundantes no processo formativo de professores/as e estudantes. No que se refere à prática educativa, os/as docentes narram suas experiências situando-as entre a fronteira rígida, com limitações, isenção do conflito, negação ou conformação das diferenças; e a fronteira deslizante, com a construção de espaços para que as diferenças sejam acionadas, confrontadas e problematizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena da Silva Reis Santos, Secretaria Municipal de Educação - SEMED, Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.

MESTRA em Educação, pela Universidade do Estado da Bahia-Brasil. ESPECIALISTA em Metodologia do Ensino e Gramática e Texto pela UNIFACS. GRADUADA em Letras pela UNIJORGE.  DOCENTE da Educação Básica e Técnica da Secretaria Muncipal de Educação de Lauro de Feitas-Bahia- atuando no núcleo Educação Integral e Formação do Professor.  PESQUISADORA e INTEGRANTE do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO- PPGEDUC- UNEB – na LINHA de PESQUISA Educação Básica e Diversidade. MEMBRO Associado da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e  da  BIOGRAPH- Associação Basileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1790-989X

 

Jane Adriana V. Pacheco Rios , Universidade do Estado da Bahia – Campus I, Salvador, Bahia, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação - Campus I. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). É Sócia da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica - BIOGRAPH. Faz parte da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ UNIRIO/Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, formação de professores, ruralidades, diversidade, pesquisa (auto)biográfica e docência na educação básica. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1827-3966

 

Referências

Bauman, Z. (2005). Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Candau, V. M. F (2008). Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Moreira, A. F. & Candau, V. M. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes.

Candau, V. M. F. (2011). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras.

Candau, V. M. F. (2013). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes.

Fleuri, R. M (2006). Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação e Sociedade, 27(95) 495-520. https://doi.org/10.1590/es0101-73302019230375

Hall, S. (2011). Identidde cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.

Jovchelovitch, S., & Bauer, M. W. (2002). Entrevista narrativa. In: Bauer, M. W. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes.

Silva, T. T. (2013). A produção social da identidade e da diferença. In: Silva, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Stoer, S. R. & Cortesão, L.. (1999). Levantando a pedra: Da Pedagogia intercultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento.

Walsh, C. (2009) Interculturalidad, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: Candau, V. M. F. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras.

Woodward, K. (2013). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Silva, T. T. S. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petropolis: Vozes.

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Santos, M. H. da S. R., & Rios, J. A. V. P. (2021). Educação e diferenças culturais: práticas educativas fronteiriças na educação básica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e13670. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13670

Edição

Seção

Publicação Contínua