Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova década

Autores

  • Carlos Soares Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jaqueline Luzia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • José Carlos Lima de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14146

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; direito à educação; políticas públicas; práticas pedagógicas; formação humana e integral.

Resumo

Este artigo analisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na vertente da escolarização, identificando, na concepção dos professores, os principais desafios que se apresentam à modalidade no tempo presente. As reflexões tecidas são resultados da pesquisa de abordagem qualitativa, que estabeleceu como procedimento metodológico e campo de investigação a observação participativa de dois cursos de extensão promovidos pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destinados aos professores da EJA do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, respectivamente. As principais considerações do estudo abordam os desafios para a afirmação da EJA enquanto direito social e subjetivo; o retrocesso das políticas públicas destinadas aos jovens, adultos e idosos interditados do direito à educação após o golpe de 2016 e as implicações dos desafios das políticas públicas, inclusive da formação docente, nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil; Programas de Pós-graduação em Educação: Processos formativos e desigualdade sociais (FFP-UERJ) e em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4519-5174  

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7164-9542

José Carlos Lima de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em História Social, Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2729-593X

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Publicado

2020-11-05

Como Citar

Barbosa, C. S., Silva, J. L. da ., & Souza, J. C. L. de. (2020). Desafios do tempo presente na escolarização de jovens, adultos e idosos: agenda para a nova década. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14146

Edição

Seção

Publicação Contínua