Análise dos conteúdos e saberes presentes no componente curricular Educação Física no referencial curricular lições do Rio Grande

Autores

  • Bruno de Oliveira e Silva Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Leonardo Trapaga Abib Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • José Geraldo Soares Damico Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14212

Palavras-chave:

currículo, educação física, escola

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar os modos pelos quais os conteúdos do componente curricular Educação Física encontram-se dispostos e organizados no Referencial Curricular Lições do Rio Grande (LRG). Os materiais empíricos foram os documentos do LRG e entrevistas semiestruturadas com os organizadores do fascículo da Educação Física. Os dados foram analisados sob a perspectiva dos estudos pós-estruturalistas. No primeiro eixo de discussão são abordadas questões referentes à organização do referencial curricular enquanto no segundo são discutidos os conteúdos e saberes sobre Educação Física. Nas LRG o currículo por competências encontra-se articulado à permanência do currículo disciplinar. O LRG utiliza-se de uma discursividade acerca do saber da cultura corporal de movimento para justificar o privilégio do esporte enquanto conteúdo em detrimento dos demais. A forma proposta de sequência e divisão dos saberes da Educação Física acaba por deixar pouco espaço para momentos de criação de professores e alunos.

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Biografia do Autor

Bruno de Oliveira e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutorando, UFES; Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Física; Laboratório de Estudos em Educação Física - LESEF.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1729-651X

Leonardo Trapaga Abib, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor, UFES; Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil; Laboratório de Estudos em Educação Física - LESEF.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9335-2141

José Geraldo Soares Damico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor, UFRGS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil; Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura; Grupo de pesquisa Egbe: Negritude, clínica e comum.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6111-1762

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

Silva, B. de O. e, Abib, L. T., & Damico, J. G. S. (2020). Análise dos conteúdos e saberes presentes no componente curricular Educação Física no referencial curricular lições do Rio Grande. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14212

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