Tarefas com orientação profissional na formação de competências no campo das atividades de pesquisa dos alunos

Autores

  • Yulia Alexandrovna Kireeva Russian State University of Tourism and Service, Moscow, Russian.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15252

Palavras-chave:

Atividades de pesquisa de estudantes, Competências, Tarefas de orientação profissional, Turismo

Resumo

Devido à introdução e implementação dos requisitos das Normas Educacionais Estaduais Federais de terceira geração, a importância do envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa durante seus estudos aumentou. Atualmente, especial importância no sistema de ensino superior é dada às questões relacionadas à organização desse tipo de trabalho com os alunos. Tendo dominado o programa educacional principal, o graduado deve estar pronto para realizar atividades profissionais no campo da pesquisa aplicada, bem como para resolver várias tarefas de pesquisa. Para tanto, os graduados devem possuir um determinado conjunto de competências, formadas de diversas formas e métodos no decorrer da formação profissional. Uma das melhores maneiras de formar competências, tanto no campo da futura profissão quanto nas atividades de pesquisa, são as tarefas de orientação profissional. Via de regra, essas tarefas são oferecidas aos alunos a partir do primeiro ano. Gradualmente, o nível de complexidade das tarefas aumenta e, para resolvê-las, os alunos do último ano precisam de conhecimentos em várias disciplinas. O artigo apresenta uma lista de disciplinas acadêmicas, cujo estudo em várias formas pode treinar e desenvolver várias competências, incluindo a pesquisa uns. As universidades regularmente envolvem os alunos em trabalhos de pesquisa. No entanto, atualmente, é necessário um sistema adequado pedagogicamente sólido de envolvimento contínuo dos alunos neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yulia Alexandrovna Kireeva, Russian State University of Tourism and Service, Moscow, Russian.

Referências

Al'mukhanova, A.B. (2007). Bol'shaya psihologicheskaya enciklopediya [The Great Psychological Encyclopedia]. Moscow: Eksmo.

Araujo, A., & Silva, I. P. (2020). Maker culture and educational robotics in physics teaching: developing an automated traffic light in high school. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11654.

Bordovskaya, N.B. (2011). Sovremennye obrazovatel'nye tekhnologii: ucheb. Posobie [Modern educational technologies: Textbook]. Moscow: KNORUS.

Chuprova, L.V. (2012). Sistemnoe stanovlenie tvorcheskoj lichnosti budushchego specialista v obrazovatel'nom processe vuza [System-based formation of the creative personality of the future specialist in the educational process of the university]. Bulletin of the Magnitogorsk State Technical University named after G.I. Nosov, 3, 82-85.

Ershova, O. V., Mullina, E.R. (2015). Kompetentnostnyj podhod kak uslovie povysheniya kachestva podgotovki studentov [Competency-based approach as a condition for improving the quality of student training]. Science Vector of Tolyatti State University. Series: pedagogy, psychology, 1, 134-137.

Federal State Educational Standard of Higher Education: Bachelor's degree in the field of Tourism (43.03.02) major. (2016). Retrieved from: http://fgosvo.ru/news/3/1648

Kireeva, Yu.A. (2015). Organizaciya nauchno-issledovatel'skoj raboty studentov na kafedre turoperejtinga RMAT [Organization of scientific research work of students at the Department of tour management of the RIAT]. Bulletin of the Russian International Academy for Tourism (RIAT), 1, 93-94.

Kireeva, Yu.A. (2018). Motivaciya studentov turistskogo vuza k nauchno-issledovatel'skoj deyatel'nosti [Motivation of tourist university students to research activities]. In: Kal'ney V. A. (ed.) Proceedings of the International scientific and practical Internet conference “Innovation in modern professional education”. Moscow: University Book.

Kireeva, Yu.A. (2020). Nauchno-issledovatel'skaya deyatel'nost' studentov v turistskom vuze kak vazhnejshij komponent professional'noj podgotovki: soderzhatel'nyj i podgotovitel'nyj aspect [Organization of scientific research work of students at the Department of tour management of the RIAT]. In: Proceedings of the 20th International science-to-practice conference “Business strategies for tourism and hospitality in the global digital economy”. Moscow: Peoples' Friendship University of Russia.

Musina, E.M. (2004). Professional'no-orientirovannye problemnye zadachi po ekonomike dlya studentov tekhnicheskih special'nostej srednego professional'nogo obrazovaniya: Ph.D. thesis in pedagogy [Professionally-oriented problem-basedtasks in economics for students of technical majors of secondary vocational education]. Moscow: Moscow State Agroengineering University named after V.P. Goryachkina.

Oliveira, A. M., Gerevini, A. M., & Strohschoen, A. A. G. (2017). Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 119-132.

Ozhegov, S.I. (1990). Tolkovyj slovar' russkogo yazyka [Explanatory Dictionary of the Russian Language]. Retrieved from: http://www.ozhegov.org

Prokhorov, A.M. (1969-1978). Bol'shaya sovetskaya enciklopediya [The Great Soviet Encyclopedia]. Vol. 5. Moscow: Sovetskaya Enciklopediya.

Rodrigues, B. M., Santos, J. E. B., & Vasconcelos, C. A. (2020). Conceptions of undergraduate students in Chemistry on the use of interactive interfaces in and for the activities developed in the distance course. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11649.

Santos, J. E. B. (2020). Cartographic narratives: the teaching of mathematics and ICT. Journal of Research and Knowledge Spreading, 1(1), e11645.

Shishov, S.G., Agapov, I.V. (2000). Kompetentnostnyj podhod k obrazovaniyu: prihot' ili neobhodimost' [Competence-based approach to education: A whim or necessity]. Standards and Monitoring in Education, 2, 58.

Zimnyaya, I.A. (2004). Kompetentnost' cheloveka novoe kachestvo rezul'tata obrazovaniya [Human competence asa new quality of education]. In: Problems of Education Quality: Materials of the XIII All-Russian meeting. Moscow: Research Center for the Problems of the Quality of Training of Specialists.

Zimnyaya, I.A. (2010). Issledovatel'skaya deyatel'nost' v vuzovskoj i poslevuzovskoj podgotovke bakalavrov, magistrov, aspirantov: A collection of articles [Research activities in university and post-university training of bachelors, masters, and post-graduates]. Moscow: Research Center for Quality Problems in Training Specialists.

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Kireeva, Y. A. (2021). Tarefas com orientação profissional na formação de competências no campo das atividades de pesquisa dos alunos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e-15252. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15252

Edição

Seção

Publicação Contínua