Tecnologias de comunicação modernas na educação: trailer de livro

Autores

  • Nadezhda Ilinichna Nikonova M.K. Ammosov North-Eastern Federal University, Yakutsk, Russian.
  • Svetlana Yrievna Zalutskaya M.K. Ammosov North-Eastern Federal University, Yakutsk, Russian.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15256

Palavras-chave:

Tecnologias de comunicação, Treinamento, Digitalização do ambiente educacional, Produto de publicidade multimídia, Trailer de livro

Resumo

O artigo trata do problema do incentivo à atividade de leitura dos alunos por meio das modernas tecnologias de comunicação. Como ferramenta para atrair a atenção dos adolescentes para a leitura, os autores recorrem a um produto publicitário multimédia, nomeadamente, um trailer de livro. A relevância de sua aplicação no ensino é determinada pelo contexto do tempo, digitalização e virtualização da educação, tendências sociais e características da percepção da informação pelo leitor e telespectador de hoje. O artigo comprova a fecundidade do uso do trailer do livro no ambiente educacional pelos resultados da análise de conteúdo de trabalhos científicos de pesquisadores russos e estrangeiros, profissionais e testes práticos no processo educacional. Como método de pesquisa experimental, os autores utilizaram uma pesquisa com alunos da sexta e sétimas séries do Segundo Ensino Fundamental Malzhagar em homenagem a ME Vasilyeva do município de “Khangalassky Ulus”, bem como professores rurais da literatura da República do Sakha (Yakutia) da região do Extremo Oriente da Federação Russa. A pesquisa envolveu 47 alunos e 31 entrevistados entre professores regionais de língua e literatura russa. O problema da leitura foi considerado em termos de descobrir o potencial criativo dos alunos da sexta e sétimas séries que estavam estudando no programa eletivo "Trailer de livro: criar, assistir e ler". Os resultados da pesquisa visaram determinar o trailer do livro como um meio eficaz de desenvolver o interesse dos alunos pela leitura, implementando suas habilidades criativas no curso de desenvolvimento de um produto para o ambiente informativo e educacional da região. Os autores concluem que a criação de trailers de livros é um dos motivadores mais relevantes para os alunos na sua atividade cognitiva, pois alia o trabalho ao livro e o domínio das modernas tecnologias de comunicação, aumenta o interesse pela aprendizagem e o nível de motivação para a leitura.

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Biografia do Autor

Nadezhda Ilinichna Nikonova, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University, Yakutsk, Russian.

Svetlana Yrievna Zalutskaya, M.K. Ammosov North-Eastern Federal University, Yakutsk, Russian.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Nikonova, N. I., & Zalutskaya, S. Y. (2021). Tecnologias de comunicação modernas na educação: trailer de livro. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15256. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15256

Edição

Seção

Publicação Contínua