Estratégias de educação superior para o século 21: fundamentos filosóficos e a abordagem humanista

Autores

  • Yurii Mielkov Institute of Institute of Higher Education of the National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kiyv, Ukraine.
  • Ivan Bakhov Interregional Academy of Personnel management, Kyiv, Ukraine.
  • Olha Bilyakovska Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.
  • Larysa Kostenko Education Department of Kropyvnytskyi Town’s Council, Kropyvnytsky, Ukraine.
  • Tamara Nych Interregional Academy of Personnel Management, Kyiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15524

Palavras-chave:

Abordagem humanista na educação, COVID-19, Educação focada no aluno, Ensino superior, Filosofia da educação, Supercomplexidade

Resumo

O artigo é dedicado a uma consideração filosófica das estratégias de transformação para o ensino superior, particularmente aquelas reveladas pela atual pandemia de Covid-19. A situação deste último é apresentada como uma forma particular das características gerais do VUCA do mundo de hoje de incerteza, imprevisibilidade e complexidade qualitativa (‘supercomplexidade’). Argumenta-se que o principal resultado do nosso reconhecimento da situação da VUCA no mundo para o ensino superior é a imagem da personalidade humana desenvolvida tornando-se o valor principal e ao mesmo tempo o objetivo principal do ensino superior. Sob as condições de volatilidade e ambigüidade, qualquer conhecimento "pronto" existente, bem como quaisquer instruções para um comportamento racional eficaz, tornam-se inadequados. Por isso, já não é suficiente ter um conjunto de ‘competências’ como resultado final do processo educacional na universidade de hoje. O ensino superior tem que se voltar para desenvolver em seus graduados certas qualidades multidisciplinares, como pensamento crítico independente e capacidade de criar o próprio conhecimento, até almejar um desenvolvimento integral da personalidade culta. O artigo argumenta que a educação do pensamento crítico e criativo está intimamente relacionada à transição para a aprendizagem centrada no aluno, uma vez que cada aluno deve se tornar um sujeito poderoso do processo educacional de acordo com seus próprios interesses, habilidades e currículos, com o papel de um professor que começa a se assemelhar ao de um moderador, aquele que deve ajudar seus alunos a navegar no vasto oceano de informações disponíveis para que eles escolham e criem seus próprios conhecimentos pessoais. A última tarefa é especialmente reforçada pela aprendizagem à distância e online que se tornou popular durante a pandemia de Covid-19: essa forma de aprendizagem coloca demandas especialmente altas de autodisciplina e responsabilidade da personalidade de um aluno, ao mesmo tempo que se apresenta como um suplemento do que uma substituição para formas mais tradicionais de ensino superior com comunicação pessoal entre aluno e professor.

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Biografia do Autor

Yurii Mielkov, Institute of Institute of Higher Education of the National Academy of Educational Sciences of Ukraine, Kiyv, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8186-0357

Ivan Bakhov, Interregional Academy of Personnel management, Kyiv, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8379-199X

Olha Bilyakovska, Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2880-6826

Larysa Kostenko, Education Department of Kropyvnytskyi Town’s Council, Kropyvnytsky, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2930-7404

Tamara Nych, Interregional Academy of Personnel Management, Kyiv, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4990-3350

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

Mielkov, Y., Bakhov, I., Bilyakovska, O., Kostenko, L., & Nych, T. (2021). Estratégias de educação superior para o século 21: fundamentos filosóficos e a abordagem humanista. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15524. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15524

Edição

Seção

Publicação Contínua