Conversa entre Dussel e Forner-Betancourt: diálogo entre os saberes filosóficos, a interculturalidade e a educação escolar indígena

Autores

  • Henrique Moraes Júnior Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15642

Palavras-chave:

Diálogo, Dussel, Educação indígena, Fornet-Betancourt

Resumo

O artigo tematiza a Filosofia da Libertação de Enrique Dussel, com o objetivo de refletir sobre a articulação entre modernidade, paradigma eurocêntrico e paradigma mundial. Nesse sentido, o artigo desenvolve a discussão sobre racionalidade e irracionalidade da modernidade (mito da modernidade) e a sua transmodernidade (superação), pois guarda relação direta com a questão do método dialético com negação da alteridade – das populações indígenas – nos sistemas filosóficos de totalidade eurocêntrica e aponta o movimento analético como superação, ampliação e libertação do método dialético negativo. Esboça, também, a filosofia intercultural de Rául Fornet-Betancourt, que visa o diálogo simétrico entre os saberes filosóficos. Infere-se, a partir da Libertação do Outro como Alteridade e a Interculturalidade a existência concreta de relação dialógica entre os saberes filosóficos, possibilitando maior enriquecimento cosmológicos, filosóficos e educacionais, bem como o ensino de filosofia intercultural em escolas indígenas. Neste estudo a revisão bibliográfica é a estratégia metodológica utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Moraes Júnior, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Bolsista da Fundação Amazônica de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (FAPESPA). Atua como Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (NEP/UEPA); da Rede Mover de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (RM/UFSC) e da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (RPPDA/UEPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0092-9808

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. É vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED desde dezembro de 2019. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. Bolsista produtividade do CNPq - PQ2 (2017-2020). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X

Referências

BETANCOURT, R. F. (2006). La interculturalidad a prueba. Aachen: Revista Condórdia. Band 43. https://studylib.es/doc/8107550/ra%C3%BAl-fornet-betancourt-la-interculturalidad-a-prueba.
CASTRO, E. V. de. (2002). A inconsciência da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify.
DUSSEL, E. (2007). Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. 3. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
DUSSEL, E. (2005) Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais perspectivas latino americanas. Colección Sur-Sur. Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina: CLACSO.
DUSSEL, E. (1995) Filosofia da Libertação: critica a ideologia da exclusão. São Paulo: Paulos.
DUSSEL, E. (1993). 1492, O encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
DUSSEL, E. (1974a). Método para uma Filosofia da Libertação. Editores Loyola: São Paulo.
DUSSEL, E. (1974b). Método para uma filosofia de la liberación: superación analéctica de la dialética hegeliana. Salamanca: Sígueme.
HEGEL, G.W.F (1992). Fenomenologia do Espírito (parte I). 2. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
HEIDEGGER, M. (2005). Ser e Tempo (parte I). 15. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
JECUPÉ, K. (1998). A terra dos mil povos: historia indígena brasileira contado por um índio. São Paulo: Peirópolis.
FREIRE, P. (2004). Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP.
ZIMMERMANN, R. (1986) América Latina – O não ser; uma abordagem filosófica
a partir de Enrique Dussel (1962-1976). Petrópolis: São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

Moraes Júnior, H. ., & Oliveira, I. A. de. (2021). Conversa entre Dussel e Forner-Betancourt: diálogo entre os saberes filosóficos, a interculturalidade e a educação escolar indígena. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15642. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15642

Edição

Seção

Publicação Contínua