Livro impresso e digital: o problema de escolher dos estudantes da universidade moderna

Autores

  • Olena Budnyk Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.
  • Tetiana Kachak Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.
  • Tetyana Blyznyuk Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.
  • Nadiia Rostykus Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.
  • Halyna Boiko Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913

Palavras-chave:

Cultura de leitura, Digitalização da educação, Estudantes modernos, Livro digital, Livro impresso

Resumo

O artigo destaca a urgência do problema da digitalização da educação, fundamenta a necessidade de desenvolver a competência digital dos jovens no contexto do uso de recursos eletrônicos diversos, tecnologias, a capacidade de ser crítico em termos de autenticidade da informação recebida, usar com competência os meios digitais para atingir objetivos pessoais, profissionais ou sociais. Enfatiza-se a necessidade de desenvolver competências de leitura em estudantes universitários. O estudo utilizou métodos de análise conceitual e comparativa, além de métodos psicodiagnósticos e estatísticos. São apresentados os resultados de um estudo empírico realizado em universidades ucranianas. No artigo, apresentamos os aspectos positivos e negativos no uso de publicações impressas e eletrônicas por estudantes modernos e também as suas preferências de uso dessas fontes para resolver problemas educacionais. Determinamos as peculiaridades do desenvolvimento de interesses de leitura dos futuros especialistas e as perspectivas de competição do livro impresso com o digital. Verificamos que os respondentes preferem os e-books, destacando mais vantagens para o uso prático. Foi investigado que para estudar eles escolhem com mais frequência livros impressos, livros didáticos, que os ajudem a focar mais profundamente na informação científica e compreendê-la criticamente (mais de 70% dos entrevistados). A ênfase é colocada na importância de uma combinação bem-sucedida de publicações digitais e impressas em atividades educacionais (profissionais) nas condições modernas.

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Biografia do Autor

Olena Budnyk, Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.

Tetiana Kachak, Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.

Tetyana Blyznyuk, Vasyl Stefanyk Precarpathian National University, Ivano-Frankivsk, Ukraine.

Nadiia Rostykus, Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.

Halyna Boiko, Ivan Franko National University of Lviv, Lviv, Ukraine.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Budnyk, O., Kachak, T., Blyznyuk, T., Rostykus, N., & Boiko, H. (2021). Livro impresso e digital: o problema de escolher dos estudantes da universidade moderna. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15913. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913

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