Tecnologia de Uso de Marcadores Linguísticos no Processo de Treinamento em Arteterapia

Autores

  • Marina Georgiyevna Sergeeva Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.
  • Andrei Anatolievich Kochin Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.
  • Dmitry Vladimirovich Lukashenko Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.
  • Ekaterina Vladislavovna Kozhina Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16264

Palavras-chave:

Reflexividade, Processos reflexivos, Marcadores linguísticos, Saúde psicológica

Resumo

O artigo examina as questões da reflexividade dos alunos, o impacto da reflexividade no processo educacional e na saúde psicológica, a importância do seu desenvolvimento. O objetivo do artigo é o estudo teórico e empírico da reflexividade dos alunos através da sua expressão em vários marcadores linguísticos, a importância da reflexividade no desenvolvimento pessoal e potencial profissional dos alunos. A metodologia de pesquisa e seu algoritmo foram selecionados em função do objetivo do estudo. O trabalho experimental incluiu um experimento psicológico e pedagógico complexo, diagnosticando os parâmetros declarados e sua posterior análise estatística. O estudo da reflexividade dos alunos foi realizado com base no Instituto de Línguas Estrangeiras da Instituição Educacional Autônoma do Estado Federal de Educação Superior "The Peoples’ Friendship University of Russia "(RUDN). Amostragem da pesquisa: relatórios (ensaios) dos alunos de 1 a 4 anos. O grupo alvo consistia em 98 alunos, divididos em sete subgrupos. Os resultados do estudo permitiram concluir que existe uma interdependência significativa entre os marcadores linguísticos e a reflexividade dos alunos. A saúde psicológica é uma condição necessária e importante para o pleno desenvolvimento de uma personalidade. Por um lado, garante o cumprimento adequado dos papéis sociais, por outro, cria a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo ao longo da vida. Apoiar a saúde psicológica é uma das tarefas urgentes da juventude, a etapa mais importante da formação de uma personalidade. A reflexividade dos alunos, que surge no processo de consultoria ou trabalho de formação, manifesta-se, antes de mais nada, nos processos de fala. A reflexividade de grupo, por sua vez, é o principal método de treinamento psicológico, pois ajuda a compreender e integrar a experiência em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Georgiyevna Sergeeva, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.

Andrei Anatolievich Kochin, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.

Dmitry Vladimirovich Lukashenko, Research Institute of the Federal Penitentiary Service of the Russian Federation, Moscow, Russia.

Ekaterina Vladislavovna Kozhina, Peoples’ Friendship University of Russia (RUDN University), Moscow, Russia.

Referências

Ananiev, B. G. (1996). The structure of the development of psychophysiological functions of an adult. Selected psychological works, 1, 200-206.

Bírová, J., Kružlík, P., Kalimullin, A., Sokolova, N., Haroun, Z., Králik, R., & Vasbieva, D. (2018). Mathematical and statistical bibliometric indicators for scholars in the field of romance languages and linguistics. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(12), em1638. https://doi.org/10.29333/ejmste/97826

Blinova, S., Dugina, T., & Zabolotskikh, A. (2018). Teaching mixed nationality groups (on the example of students from the Northern Caucasus region). In: INTED2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain, March 5-7, 2018, pp. 7977-7982.

Chalikova, O. S. (2017) Personal predictors of professional success of technical specialists. Proceedings of the Ural Federal University. Series 1: problems of education, science and culture, 23(1(159)), 86–92.

Dolzhich, E., & Dmitrichenkova, S. (2018). Computer science terminology (a case study of the Spanish language). In: INTED2018: Proceedings of the 12th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain, March 5-7, 2018, pp. 2556-2559.

Dubrovina, I. V. (2009). Psychological service in modern education: workbook. Saint Petersburg: Publishing House Peter, 400 p.

Gorev, P., Telegina, N., Karavanova, L., & Feshina, S. (2018). Puzzles as a didactic tool for development of mathematical abilities of junior schoolchildren in basic and additional mathematical education. EURASIA: Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(10), 178-185. https://doi.org/10.29333/ejmste/93675

Gromova, L. Yu., & Tekucheva, I. V. (2017). On some general purpose of teaching the Russian language. Prospects for Science, 5(92), 65-68.

Karpov, A. V. (2006). Book about the inner world of man. Questions of psychology, 5, 177-179.

Koldochevsky, D. E. (2017). Linguistic markers of reflection as an indicator of psychological health (on the example of art therapy groups): graduation paper 37.04.01. The first President of Russia B. N. Yeltsin Ural. Feder. University, Yekaterinburg, 120 p.

Leontiev, D. A. (2011). New guidelines for understanding personality in psychology: from the necessary to the possible. Questions of psychology, 1, 3-27.

Sharonova, S., Trubnikova, N., & Sokolova, N. (2018). Interpreting religious symbols as basic component of social value formation. European Journal of Science and Theology, 14(3), 117-129.

Tekucheva, I. V. (2006). Theory and methods of teaching the Russian language. Practical training: guidelines. Moscow: Moscow Humanitarian Pedagogical institute.

Tekucheva, I. V. (2018). On the basic category “teaching method” in textbooks on the methodology of teaching the Russian language at the beginning of the 20th century. Bulletin of the Moscow State Regional University. Series: Pedagogy, 1, 82-90.

Tekucheva, I. V., & Gromova, L. Yu. (2015). Teaching to read: the historical aspect of the problem. In: Education, science and economics in universities and schools. Integration into the international educational space. Proceedings of the international scientific conference, Goris, Armenia, September 28 – October 2, 2015, pp. 381-385.

Tekucheva, I. V., & Gromova, L. Y. (2016). On present state of teaching Russian language in Russia. International Journal of Environmental and Science Education, 11(14), 6504-6511.

Vasbieva, D. G., Sokolova, N. L., Masalimova, A. R., Shinkaruk, V. M., & Kiva-Khamzina, Y. L. (2018). Exploring the EFL teacher’s role in a smart learning environment – a review study. XLinguae, 11(2), 265-274. https://doi.org/10.18355/XL.2018.11.02.21

Volkova, Y., & Panchenko, N. (2018). Discourse variation of the concepts of destructive emotions. Vestnik Rossiiskogo Universiteta Druzhby Narodov. Russian journal of linguistics, 22(1), 175-194. https://doi.org/10.22363/2312-9182-2018-22-1-175-194

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Sergeeva, M. G. ., Kochin, A. A., Lukashenko, D. V., & Kozhina, E. V. (2021). Tecnologia de Uso de Marcadores Linguísticos no Processo de Treinamento em Arteterapia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16264. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16264

Edição

Seção

Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)