O uso de recursos educacionais eletrônicos em uma universidade agrária durante a pandemia

Autores

  • Olga Nikolaevna Goncharenko Department of Philosophy and Social Sciences and Humanities, State Agrarian University of the Northern Trans-Urals, Tyumen, Russia.
  • Svetlana Nikolaevna Semenkova Department of Philosophy and Social Sciences and Humanities, State Agrarian University of the Northern Trans-Urals, Tyumen, Russia.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16560

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino à distância, Ambiente educacional eletrônico Moodle, Professores, Universidade agrária

Resumo

A pandemia de coronavírus trouxe grandes mudanças a praticamente todas as esferas da vida humana. Apesar de parecer uma realidade fantástica à primeira vista, o cumprimento dos deveres profissionais com recursos eletrônicos tem se tornado parte integrante de nossas vidas. Todas as esferas da sociedade tiveram que se adaptar à realidade mudada em um curto espaço de tempo, inclusive na esfera da educação. No entanto, apesar de todas as dificuldades associadas aos problemas de acesso à Internet de alta velocidade, à velocidade do tráfego, à falta de aparelhos eletrónicos modernos, etc., a esfera da educação tem resolvido muito rapidamente. O objetivo do estudo é divulgar as especificidades da organização do processo educacional com a utilização de recursos educacionais eletrônicos em uma universidade agrária durante a pandemia. O artigo indica as características distintivas da EAD, identifica e caracteriza os principais instrumentos da EAD nas circunstâncias de força maior do auto-isolamento em uma determinada universidade, bem como exemplifica os requisitos mínimos para o preenchimento do Moodle e- ambiente de aprendizagem. As atitudes de professores e alunos em relação à educação a distância nas novas condições são estudadas por meio de um survey. A novidade científica do estudo reside na interdisciplinaridade da consideração do tema de interesse. Como resultado, o estudo revela uma tendência comum característica tanto de alunos quanto de professores, que consiste na divisão entre quem se sente bem com o ambiente educacional eletrônico e quem tem dificuldade de utilizá-lo no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Nikolaevna Goncharenko, Department of Philosophy and Social Sciences and Humanities, State Agrarian University of the Northern Trans-Urals, Tyumen, Russia.

Svetlana Nikolaevna Semenkova, Department of Philosophy and Social Sciences and Humanities, State Agrarian University of the Northern Trans-Urals, Tyumen, Russia.

Referências

Abramian, G. V., & Katasonova, G. R. (2020). Osobennosti organizatsii distantsionnogo obrazovaniia v vuzakh v usloviiakh samoizoliatsii grazhdan pri virusnoi pandemii [Specific features of organizing distance education in universities under the conditions of self-isolation of citizens under a viral pandemic]. Modern Problems of Science and Education, 3, 5-15. https://doi.org/10.17513/spno.29830
Bruner, J. (1966). Towards a theory of iInstruction. Cambridge: Harvard University.
Bukeikhanov, N. R., Gvozdkova, S. I., & Butrimova, E. V. (2020). Otsenka effektivnosti tsifrovykh tekhnologii prepodavaniia v usloviiakh COVID-19 [Assessment of the effectiveness of digital teaching technologies in the context of COVID-19]. Russian regions: looking into the future, 7(2), 62-75.
Cherdakli, U. S. (2020). Osobennosti truda pedagogicheskikh rabotnikov v sisteme distantsionnogo obucheniia v period pandemii COVID-19 [Special features of pedagogical work in the distance learning system during the COVID-19 pandemic]. Mir nauki, kultury, obrazovaniia, 3(82), 278-280. https://doi.org/10.24411/1991-5497-2020-00542
Dudyrev, F. F., Leshukov, O. V., Terentyev, E. A., & Frumin, I. D. (June 19, 2020). Kak perezhili pandemiiu vuzy i kolledzhi: riski i novye vozmozhnosti [How universities and colleges survived through the pandemic: risks and new opportunities]. Institute of Education. Available: https://ioe.hse.ru/news/373725976.html (accessed November 29, 2020).
Gavrilyuk, N. P., Kryucheva, Y. V., & Semenkova, S. N. (2018). Professional integrity within the structure of professional activity: psychological and pedagogical formation basis. Astra Salvensis, 6(12), 183-191.
Goncharenko, O. N., Krasnolobova, E. P., Cheremenina, N. A., Sidorova, K. A., & Veremeeva, S. A. (2018). Case-method in the structure of training the veterinary physician. Astra Salvensis, 6, 647-655.
Iltakova, N. V., Pustovarova, A. O., & Kopalkina, E. G. (2020). Opyt pedagogicheskogo soprovozhdeniia obuchaiushchikhsia v usloviiakh distantsionnogo obucheniia v period pandemii koronavirusa [Experience of pedagogical support for distance learning students during the coronavirus pandemic]. Pedagogical Sciences, 5(4), 42-51.
Katasonova, G. R. (2020). Znachimost razvitiia tsifrovykh obrazovatelnykh tekhnologii v usloviiakh vseobshchego distantsionnogo obucheniia [The importance of the development of digital educational technologies in the context of universal distance learning]. In: Kirillova R. I., Timofeeva, N. N. (Eds.). Tsifrovizatsiia obrazovaniia: vyzovy sovremennosti: materials of the all-Russian scientific conference with international participation, Cheboksary, Russia, November 13, 2020. Cheboksary: Sreda Publishing House, pp. 121-125.
Lutfullaev, G. U., Lutfullaev, U. L., & Kobilova, Sh. Sh. (2020). Opyt distantsionnogo obucheniia v usloviiakh pandemii COVID-19 [Experience of distance learning in the COVID-19 pandemic]. Problems of Pedagogy, 4(49), 66-70.
Nurullaeva, A. I. (2020). Sotsialnyi opros na temu “Vliianie distantsionnogo obucheniia na samochuvstvie studentov vo vremia pandemii” [Social survey on the topic “The impact of distance learning on students; well-being during the pandemic”]. Available: https://docs.google.com/forms/d/1JreUqXXfPhFa8Kley8RfXMZOZ3FAXIRGkfHngLM0qeU/edit?pli=1 (accessed September 7, 2021).
Rogozin, D. M. (2021). Predstavleniia prepodavatelei vuzov o budushchem distantsionnogo obrazovaniia [University teachers’ view of the future of distance education]. Voprosy obrazovaniia, 1, 31-51.
Semenkova, S. N., Bannykh, S. G., Doronina, M. V., Novoselova, M. A., & Taburkin, V. I. (2018). System grounds of social management theory. In: The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences (EpSBS). Future Academy, pp. 1173-1179. http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2018.02.138
Shtykhno, D. A., Konstantinova, L. V., & Gagiev, N. N. (2020). Perekhod vuzov v distantsionnyi rezhim v period pandemii: problemy i vozmozhnye riski [Transition of universities to distance learning during the pandemic: problems and possible risks]. Open Education, 24(5), 72-81. https://doi.org/10.21686/1818-4243-2020-5-72-81
Shukshina, L. V., & Frolova, K. G. (2021). Osobennosti obucheniia i motivatsia studentov v usloviiakh onlain vzaimodeistviia [Special features of learning and students’ motivation under the conditions of online interaction]. Modern Pedagogical Education, 2, 91-96.
Terentev, E. A., & Zakharova, U. S. (2020). “Eto rabotaet!”: perekhod na udalennyi rezhim raboty i distantsionnoe obuchenie v otsenkakh prepodavatelei rossiiskikh universitetov [“It works!”: transition to remote work and distance learning as evaluated by Russian university teachers]. In: Kuzminov, Ya. I., Frumin, I. D. (Eds.). Shtorm pervykh nedel: kak vysshee obrazovanie shagnulo v realnost pandemii. Moscow: Higher School of Economics, pp. 67–79.
Tishchenko, A. S. (2020). Vliianie pandemii na ekonomiku obrazovaniia [Impact of the pandemic on the economics of education]. Russian Economic Developments, 27(5), 91-99.
Tokmakova, S. I., Bondarenko, O. V., & Lunitsyna, Iu. V. (2020). Opyt distantsionnogo obucheniia studentov stomatologicheskogo fakulteta v usloviiakh pandemii COVID-19 [Experience of distance learning for students of the Faculty of Dentistry in the COVID-19 pandemic]. Modern Problems of Science and Education, 3, 6. https://doi.org/10.17513/spno.29772
Urumov, A. V. (2019). Pravovye osnovy distantsionnogo obucheniia v sisteme dopolnitelnogo professionalnogo obrazovaniia v obrazovatelnykh organizatsiiakh MVD Rossii [Legal basis of distance learning in the system of additional professional education in educational organizations of the Russian Ministry of Internal Affairs]. Gaps in Russian Legislation, 6, 280-285.
Vaindorf-Sysoeva, M. E., & Subocheva, M. L. (2020). Distantsionnoe obuchenie v usloviiakh pandemii: problemy i puti ikh preodoleniia [Distance learning in a pandemic: problems and ways to overcome them]. Problemy sovremennogo pedagogicheskogo obrazovaniia, 67-4, 70-74.
Vodolad, S. N., Zaikovskaia, M. P., Kovaleva, T. V., & Saveleva, G. V. (2010). Distantsionnoe obuchenie v vuze. [Distance learning at a university]. Scientific Notes: Electronic Scientific Journal of the Kursk State University, 1(13), 129-138.

Publicado

2021-10-11

Como Citar

Goncharenko, O. N., & Semenkova, S. N. (2021). O uso de recursos educacionais eletrônicos em uma universidade agrária durante a pandemia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16560. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16560

Edição

Seção

Publicação Contínua