Características pedagógicas do aspecto etnocultural da personalidade na literatura

Autores

  • Olga Stadnichenko Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.
  • Valentyna Kravchenko Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.
  • Oksana Protsenko Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.
  • Mykola Stasyk Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.
  • Olena Olshanska Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16588

Palavras-chave:

Aspectos culturales, Etnoculturales, Literatura, Pedagogía, Pedagógicos

Resumo

O objetivo principal do estudo é determinar os principais aspectos pedagógicos das características etnoculturais do indivíduo na literatura. É necessária uma humanização transversal da educação, fortalecendo a dimensão pessoal na ciência e na prática pedagógica. A orientação para uma pessoa (uma criança, um jovem, um estudante, um especialista bem formado) deve se tornar o objetivo principal e o conteúdo do sistema educacional do século XXI. A pessoa deve ser colocada em primeiro lugar. Para tanto, a educação deve contribuir para a consciência da pessoa sobre suas próprias raízes, seu lugar no mundo, a assimilação por cada indivíduo da etnocultura da comunidade como um modo de ser, para que no futuro seja capaz de entrar em diálogo com outras culturas, movimentar-se livremente no seu espaço segundo o princípio “a partir do conhecimento e respeito pela própria cultura passa a respeitar outras culturas, o desejo de estudar os signos, símbolos, códigos de outra comunidade, para compreender os seus estereótipos de comportamento, as peculiaridades da percepção do mundo e cosmovisão - a base da tolerância e unidade. “O estudo foi realizado utilizando os seguintes métodos teóricos: análise e síntese de sistemas, indução e dedução, comparação, classificação, generalização e sistematização, idealização e abstração. Como resultado, foram identificados os principais aspectos pedagógicos dos traços de personalidade etnocultural na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Stadnichenko, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

Valentyna Kravchenko, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

Oksana Protsenko, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

Mykola Stasyk, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

Olena Olshanska, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

Referências

Amhag, L., Hellström, L., & Stigmar, M. (2019). Teacher Educators' Use of Digital Tools and Needs for Digital Competence in Higher Education. Journal of Digital Learning in Teacher Education, 35(4), 203-220.

Budnyk, O., Kachak, T., Blyznyuk, T., Rostykus, N., & Boiko, H. (2021). Printed and e-book: problems of choice of modern students of the university. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15913. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15913

Cordeiro, E. P. B., Marques, M. M. C., & Costa, M. T. N. (2021). Socio-emotional education: paths to inspire studies, research and practices. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Fontes, N. S., & Santos, F. A. (2020). The absence of literature in the National Curricular Common Base for high school. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32), 1-23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14395

Kachak,T., Budnyk, O. &Blyznyuk, T. (2021). Development of reading culture of school children: results of theoretical and empirical research. Revista Inclusiones, 8, 62-76.

Moldabekova, S. K., Sakhariyeva, A. Z., Bulatbayeva, K. N., Karekeevna, D. G., & Karisovna, Z. A. (2021). A model of forming polylingual speech culture and communicative competence as a condition for teachers’ training. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15616. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15616

Mukhametshin, A. A., Nasibullov, R. R., & Adilova, V. K. (2021). Method of designing technology for future teacher intellectual work culture formation. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e15250. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15250

Ospanova, Zh., Tolybayeva, K., Nurkenova, S.K., Duisekova, K.K. & Baltabayeva, G. (2021) Lingua and culture study research on indirect communication cognitive metaphor. Хlinguae. European Scientific Language Journal, 13(2), 157-165.

Santos, M. H. S. R., & Rios, J. A. V. P. (2021). Education and cultural differences: boundary educational practices in basic education. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e13670. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13670

Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero Gomez, S. & van den Brande, G. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Publications Office of the European Union, JRC101254. https://doi.org/10.2760/38842

Yarullin, I.F., Nasibullov, R.R., & Khuziakhmetov, A.N.(2018).The Problem of Prospective Teachers' Active Citizenship Development. Modern Journal of Language Teaching Methods, 8(10), 334-340 .

Yushchenko, N. S., Pokivaylova, E. B., Cheshenko, L. I., Ershova, O. V., & Manuilov, V. (2021). Forming a culture of interpersonal relationships of senior preschoolers by means of art and play activities. Revista Tempos e Espaços em Educação, 14(33), e16135. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16135

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Stadnichenko, O., Kravchenko, V., Protsenko, O., Stasyk, M., & Olshanska, O. (2021). Características pedagógicas do aspecto etnocultural da personalidade na literatura. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16588. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16588

Edição

Seção

Publicação Contínua