Abordagem de competência para ensinar futuros professores do ensino fundamental

Autores

  • Тetiana Vasіutina National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.
  • Оlena Kondratiuk National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.
  • Olga Lukianchenko National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.
  • Alla Romanchuk National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.
  • Tetiana Теslenko National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16598

Palavras-chave:

Pedagogia, Abordagem baseada na competência, Futuros professores do ensino fundamental, Formação especializada, Atividade profissional

Resumo

O artigo discute os problemas de formação da preparação dos futuros professores do ensino fundamental para a atividade profissional a partir de uma abordagem por competências nas condições dos complexos universitários. A experiência pedagógica mostra que o processo educacional em uma universidade moderna já oferece muitas oportunidades para resolver problemas que preocupam nossos especialistas. No entanto, essas oportunidades nas universidades ainda não são totalmente aproveitadas, como evidenciado, em particular, pelas contradições que examinamos em detalhes neste estudo. Salienta-se ainda que a formação de um futuro professor com base no enfoque de competências deve prever a formação da sua competência profissional através do desenvolvimento gradual, formação dos seus níveis (chave, básico, especial) a partir da especialização formação do futuro professor. Assim, o objetivo principal do artigo é estudar o processo de implementação de uma abordagem baseada em competências no ensino de futuros professores do ensino fundamental. Para tanto, foram utilizados os métodos de pesquisa teórica da literatura especializada, a partir dos quais foram analisados ​​e sistematizados os princípios básicos do processo de introdução e adaptação da abordagem por competências no ensino de futuros professores do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Тetiana Vasіutina, National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.

Оlena Kondratiuk, National Pedagogical Dragomanov University, Kyiv, Ukraine.

Olga Lukianchenko, National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.

Alla Romanchuk, National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.

Tetiana Теslenko, National Dragomanov Pedagogical University, Kyiv, Ukraine.

Referências

Alves, A. V. V. ., & Souza, A. D. de . (2018). Literacy in school democratic management : some notes. Laplage in Journal, 4(2), p.114-122. Retrieved from https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/378

Cordeiro, E. de P. B., Marques, M. M. C., & Costa, M. T. N. (2021). Socio-emotional education: paths to inspire studies, research and practices. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Falcão, N. M., & Silva, S. dos S. da. (2020). Student’s participation in upper secondary school management: approaches to the reality of the school system in the state of Amazonas . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13168

Kovshar, E., Palshkova, I., Savchenko, L. (2019). Interaction of Productive and Interactive Technologies in the Educational Process of School. Amazonia Investiga, 8(20), 229–235.

Lacerda, R. P. de, & Marques, R. N. (2021). My school is my nation project: paths for the construction of school identity. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16475. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16475

Mushynska, N. (2018). Means of future economists’ professional self-development in the educational process of foreign language studying. Economics, Ecology, Socium, 2(3), 45–56

Oliveira, M. A. C. ., Nichio, E. R. ., Santos, G. S. do N. ., Andrade, F. S. de ., & Pacífico, J. M. . (2021). Challenges and reflections on cultural diversity in the context of the pandemic COVID-19. Laplage in Journal, 7(Extra-A), p.224-232. https://doi.org/10.24115/S2446-622020217Extra-A753

Onyshkiv, Z., Kodliuk, Y., Lesina, T., Malyna, O., & Kichuk, N. (2021). Areas of modernization of preparation of future elementary school teachers in the countries of the European community. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15615. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15615

Palshkova, I. O., Balakirieva, V. A., Skoromna, M. V., & Shpaliarenko, Y. A. (2021). Analysis of the problem on preparing future primary school teachers for the organization of pupils’ labor training. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16091. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16091

Passone, E. F. K. . (2019). School management and democracy:: what school efficiency studies teach us. Laplage in Journal, 5(2), p.142-156. Retrieved from https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/456

Savchenko, L. (2018). Functional role of monitoring in assessing the quality of future handicraft teacher training. Science and education, 2, 186–192. https://doi.org/10.24195/2414-4665-2018-2-25

Vargas, T. C., Bizelli, J. L., & Santos Cruz, J. A. (2020). Quality in education: what’s the suitable funding to the basic education?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13625

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Vasіutina Т., Kondratiuk О., Lukianchenko, O., Romanchuk, A., & Теslenko T. (2022). Abordagem de competência para ensinar futuros professores do ensino fundamental. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16598. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16598