Gestão social do sistema educacional de idosos: o caso da Rússia

Autores

  • Gennadii Sorokin Industrial University of Tyumen

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16687

Palavras-chave:

Educação de idosos, Envelhecimento da população, Gestão social, Programas educacionais, Sistema de educação de idosos

Resumo

No contexto de envelhecimento populacional, é conveniente que o estado gerencie os sistemas nacionais de educação do idoso. O presente artigo estuda as questões de gestão de programas de educação de idosos. Usando o caso da Rússia, aborda os projetos de educação de idosos implementados em quatro formas principais: clubes, cursos de palestras, cursos educacionais e universidades da terceira idade. As características específicas de cada formulário tornam-no ideal para executar uma certa gama de tarefas educacionais. O referencial das práticas de educação de idosos permitiu-nos identificar os atributos de classificação das formas de organização dos programas educativos, delinear a tipologia dessas formas e determinar o âmbito da sua aplicação. Os resultados da pesquisa mostram que a forma como o projeto é implementado é amplamente determinada pelo tipo de organização com base na qual opera. A área de foco e a principal função social da organização controladora do projeto afetam significativamente a eficácia dos programas educacionais. O artigo comprova que é possível distribuir as tarefas da educação do idoso entre os diversos agentes, considerando as especificidades de suas atividades e as formas prioritárias de implementação de projetos educacionais. Para tanto, a pesquisa propõe um princípio gerencial para diferenciar as funções do sistema de ensino de idosos. O artigo apresenta recomendações para otimizar os mecanismos de gestão do sistema de educação de idosos e aumentar o seu desempenho, que podem ser úteis ao poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gennadii Sorokin, Industrial University of Tyumen

Referências

Ambarova, P. A., & Zborovsky, G. E. (2019). Vocational education for people of the third age. The Education and Science Journal, 21(10), 59-88. https://doi.org/10.17853/1994-5639-2019-10-59-88
Barabanov, A. (2007). Pensioners will be attending lectures. Novoe Slovo – New Word, 7-8, 12-15.
Bondaletov, V. V. (2016). Fundamentals of public self-organization management: Problems of management and manageability. Proceedings of the Ivanovo Reading, 2(6), 12-18.
Chahrak, N., & Ugryniuk, V. (2016). Ageing of the population in the developed countries: New challenges to education sector. Modern Science - Moderni Veda, 3(6), 86-96.
Eakin, T., & Witten, T. M. (2018). Mechanics of population aging and survival. Biogerontology, 19(3-4), 251-269. https://doi.org/10.1007/s10522-018-9755-7
Elyutina, M. E., & Chekanova, M. E. (2003). An elderly person in the educational space of modern society. Sociological Studies, 7, 43-90.
Ferguson, N. (2017). The square and the tower: Networks and power, from the Freemasons to Facebook. New York: Penguin Press.
Freydkina, E. M. (2017). Problems and trends in the development of elderly education in the Russian Federation. Human and Society in the System of Modern Scientific Paradigms, 1(3), 13-22.
Gelman, V. Ya. (2019). Continuous education and population ageing. Medical Education and Professional Development, 10(2-34), 40-51. doi:10.24411/2220-8453-2019-12001
Kalyugina, S., Pianov, A., Tvaronaviciene, M., & Sorokin, G. (2018). Depopulation and external migration as the institutional risks to personnel safety. Journal of Institutional Studies, 10(4), 125-144. https://doi.org/10.17835/2076-6297.2018.10.4.125-144
Kononygina, T. M. (2006). Geragogy: A guide for those involved in training the elderly. Orel: Krasnaya Stroka.
Kovaleva, A. I. (2003). Social adaptation (pp. 17-18). In A. I. Ivanov (ed.). Sociological Encyclopedia (in 2 volumes). Vol. 1. Moscow: Mysl.
Lapshina, E. V. (2007). Modern goals in elderly education. New Knowledge, 4, 29-31.
Mosina, O. A., & Gonezhuk, A. G. (2019). Modern trends in the development of elderly education in Russia. Modern High Technologies, 3-2, 284-288.
Russia in Numbers. (2019). Concise Statistical Yearbook. Moscow: Rosstat.
Savinov, L. I., Bistyaykina, D. A., & Solovyova, T. V. (2018). The aging of the population and the formation of the population needs in social services. University Proceedings. Volga Region. Social Sciences. Sociology, 8(46), 98-106. https://doi.org/10.21685/2072-3016-2018-2-12
Shkatova, L. A. & Saprykina, V. S. (2004, May 21-22). Forms of public education for the elderly. Elderly Education for New Russia, Moscow, Russia. Pp. 173-175.
Smirnova, T. V. (2008). Russian pensioners as a talent pool for small businesses. Monitoring of Public Opinion, 1, 121-127.
Sorokin, G. (2020). Scenarios for the development of elderly education in Russia. Amazonia Investiga, 9(27), 478-484. https://doi.org/10.34069/AI/2020.27.03.51
Sorokin, G. G. (2011). Elderly education in Russia. Sociological analysis. Tyumen: TIU.
Taziev, S. F. (2015). Active life of the senior citizens through education. International Education Studies, 8(4), 134-142. https://doi.org/10.5539/ies.v8n4p134
Voytovich, I. K. (2016). The third age in classical universities: International experience and Russian reality. Russian Journal of Multilingualism and Education, 8, 126-132.

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Sorokin, G. (2021). Gestão social do sistema educacional de idosos: o caso da Rússia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16687. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16687

Edição

Seção

Publicação Contínua