Historicizando o conceito de família

Autores

  • Cristiane de Assis Lucifora Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Fábio Tadeu Reina Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16795

Palavras-chave:

Arranjos familiares, Famílias, Sentimento de criança e infância

Resumo

Na contemporaneidade observamos que o conceito de família continua mudando para/na sociedade. O nascimento do sentimento de infância é problematizado como um dos fatores presentes na formação do conceito moderno de família por levar em consideração o espaço que a criança passa a ocupar na sociedade. Diante disso, este trabalho reflete sobre como o conceito de família floresceu manifestando-se como arbitrário. A importância do adentramento histórico é apontado como um caminho para a desconstrução deste enraizamento conceitual que de forma naturalizada transita pelos diversos campos excluindo os arranjos familiares que diferem da assumida norma, conhecida como patriarcal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico com arcabouço teórico acerca do tema proposto. A análise é realizada a partir da praxilogia de Bourdieu. Os resultados apontaram que há necessidade de inserir na formação de alunos e professores as questões sobre os diversos conceitos de família e suas implicações na prática escolar. Considera-se assim, que existe uma necessidade em se pensar e agir sobe os conceitos perpassados de família, para que se possa ver um novo paradigma, dessa vez mais marcado pela tolerância, surgir para que de fato todas as formações familiares possam gozar das relações que existem nesse meio.

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Biografia do Autor

Cristiane de Assis Lucifora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

Diretora de Escola na rede municipal de ensino em Sorocaba/SP. Doutoranda em Educação Escolar.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8937-6412

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

Professora assistente-doutora. Professora da Pós-graduação em Educação Escolar e integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade –NUSEX.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6808-2490

Fábio Tadeu Reina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

Docente Colaborador 

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2591-2378

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Lucifora, C. de A. ., Muzzeti, L. R., & Reina, F. T. (2021). Historicizando o conceito de família. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16795. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16795

Edição

Seção

Publicação Contínua