Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos

Autores

  • Renata Lena de Lourdes Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Marco Antonio Torres Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16890

Palavras-chave:

Camadas populares, Estudantes surdos, Inclusão, Relação família-escola

Resumo

As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.

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Biografia do Autor

Renata Lena de Lourdes Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Mestra em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Educação Especial com ênfase em Libras pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto - Licenciatura em Língua Portuguesa e em Bacharelado em Estudos Linguísticos. Tem interesse pelos estudos relacionados à família-escola no processo de inclusão de alunos surdos, prática docente, Libras e Linguística. Atualmente atua como professora efetiva da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7006-7700

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Ciências Sociais (UNESP), especialização em Gerontologia (USP), mestrado em História (UNESP), doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política (UFMG) e pós doutorado em Educação pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Tem experiência nas áreas de metodologia científica e sociologia com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia do Envelhecimento. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. É bolsista Pesquisador Mineiro (FAPEMIG) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE- UFOP) e do Observatório Sociológico Família e Escola (OSFE- UFMG). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento e Educação e do Grupo de Estudos sobre Juventudes, sediados no NESFE. Os principais focos de pesquisa são: Relação família e escola, relações intergeracionais, longevidade escolar nas camadas populares.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9510-1263

Marco Antonio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e está vinculado ao Departamento de Educação desta universidade. Na UFOP exerceu os seguintes cargos: coordenação do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFOP com financiamento MEC, FNDE e CAPES, vice-coordenação (2015-2017) e coordenação (2017-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação e chefia do Departamento de Educação (2011-2012). Fez parte da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia e Sociedade (ABRAPSO) na gestão 2016/2017. Foi co-editor da Revista Psicologia e Sociedade. Colaborou com o Núcleo de Psicologia Política e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, ambos da UFMG. Participou entre 2010/2011 do grupo de trabalho do Ministério da Educação para acompanhar a implantação do Programa Brasil sem Homofobia e o Plano Nacional de Promoção da Cidadania dos Direitos Humanos LGBT. Foi membro associado da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, professor do Instituto Santo Tomás de Aquino, psicólogo-pesquisador de organismos eclesiais da Igreja Católica. Pesquisa nas Áreas da Educação e Psicologia Social. Pesquisa e publica acerca dos contextos educacionais com ênfase nos temas Educação e Diversidade, Gênero, Sexualidades, Laicidade, Direitos Humanos, Subjetividades e Identidades Políticas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7120-3820

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Ferreira, R. L. de L., Coutrim, R. M. da E., & Torres, M. A. (2022). Inclusão para quem? A luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16890. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16890