Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Ensino centrado no aluno, Fase de indução, Metodologia de trabalho de projetoResumo
O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação (3a ed). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2
Bezzina, C. (2006). Views from the trenches: Beginning teachers’ perceptions about their professional development. Journal of In-Service Education, 32(4), 411–430. https://doi.org/10.1080/13674580601024515
Choi, J., Lee, J. H., & Kim, B. (2019). How does learner-centered education affect teacher self-efficacy? The case of project-based learning in Korea. Teaching and Teacher Education, 85, 45–57. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.05.005
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th ed). Routledge Falmer.
Condliffe, B., Quint, J., Visher, M. G., Bangser, M. R., Drohojowska, S., Saco, L., & Nelson, E. (2017). Project-Based Learning: A Literature Review (Unpublished Working Paper). https://s3-us-west-1.amazonaws.com/ler/MDRC+PBL+Literature+Review.pdf
Diesel, D., & Matos, J. F. (2019). Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação docente. Educação e Cultura Contemporânea, 16(43), 375–395. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190018
Flores, M. A., & Day, C. (2006). Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: A multi-perspective study. Teaching and Teacher Education, 22(2), 219–232. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.09.002
Gatti, B. A., & Nunes, M. M. R. (Orgs). (2009). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedadogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. FCC-DPE (Coleção Textos FCC, vol. 29). http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf
Gerholz, K., Neubauer, J., Reinke, H., Wagner, A., Lazarová, B., Pol, M., Bader, C., Marko, N., Wilbers, K., Midjo, B. I., Stenoien, I., Smith, K., Sobral, C., Tinoca, L., & Tempera, T. (2020). Institutional description of University School Concepts in Europe - Intelectual output 1 in the EdUSchool Project. https://www.university-schools.eu/project-outputs/
Harju, V., & Niemi, H. (2016). Newly Qualified Teachers’ Needs of Support for Professional Competences in Four European Countries: Finland, the United Kingdom, Portugal, and Belgium. Center for Educational Policy Studies Journal, 6(3), 77–100.
Haug, B. S., & Mork, S. M. (2021). Taking 21st century skills from vision to classroom: What teachers highlight as supportive professional development in the light of new demands from educational reforms. Teaching and Teacher Education, 100, 103286. https://doi.org/10.1016/j.tate.2021.103286
Ilaiyan, S., & Safadi, R. (2016). Characteristics of “Exemplary Teachers” and Possible Factors Affecting Their Realization According to the Perception of Principals from the Arab Sector in Israel. Creative Education, 07(01), 114–130. https://doi.org/10.4236/ce.2016.71012
Leite, T. (2018). O ensino das áreas curriculares no 1.o Ciclo do Ensino Básico. In F. Veiga (Ed.), O Ensino na Escola de Hoje (pp. 127–159). Lisboa: Climepsi Editores.
Leite, T., & Arez, A. (2011). A Formação através de Projetos na Iniciação à Prática Profissional. Da Investigação Às Práticas, 1(3), 79–99. http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_atual/79_99.pdf
Mason, J. (2017). Qualitative Researching (3rd ed.). Sage Publications.
Mielkov, Y., Bakhov, I., Bilyakovska, O., Kostenko, L., & Nych, T. (2021). Higher education strategies for the 21st century : philosophical foundations and the humanist approach. Revista Tempos e Espaços Em Educação, 14(33), e15524. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15524
OECD [Organisation for Economic Co-operation and Development]. (2011). Teachers Matter: Attracting, Developing and Retaining Effective Teachers. https://doi.org/10.1787/9789638739940-hu
Oliveira-Formosinho, J. (2009). Desenvolvimento profissional dos professores. In J. Formosinho (Ed.), Formação de professores – Aprendizagem profissional e acção docente (pp. 221–284). Porto: Porto Editora.
Onyshkiv, Z., Kodliuk, Y., Lesina, T., Malyna, O., & Kichuk, N. (2021). Areas of modernization of preparation of future elementary school teachers in the countries of the European community. Revista Tempos e Espaços Em Educação, 14(33), e15615. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15615
Príncepe, L., & André, M. (2019). Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Curriculo Sem Fronteiras, 19(1), 60–80.
Revelle, K. Z. (2019). Teacher perceptions of a project-based approach to social studies and literacy instruction. Teaching and Teacher Education, 84, 95–105. https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.04.016
Rudkevych, N., Hotsuliak, K., Marynchenko, H., Hryashchevskaya, L., & Ivanova, T. (2020). The development of teachers’ professional competence within the conditions of modernization of the educational environment. Revista Tempos e Espaços Em Educação, 13(32), e14728. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14728
Smith, K. (2016). Partnerships in teacher education – Going beyond the rhetoric, with reference to the Norwegian context. CEPS Journal - Center for Educational Policy Studies Journal, 6(3), 17–36.
Spooner-Lane, R. (2016). Mentoring beginning teachers in primary schools: research review. Professional Development in Education, 43(2), 253–273. https://doi.org/10.1080/19415257.2016.1148624
Tamim, S. R., & Grant, M. M. (2013). Definitions and Uses: Case Study of Teachers Implementing Project-based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 7(2), 5–16. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1323
Tempera, T., & Tinoca, L. (2020). Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers. Comunicação Apresentada Ao EDiTE Conference 2020 - International Diversity in Teacher and Higher Education Research in the 21st Century Conference. http://edite-events.elte.hu/
Tickle, L. (2000). Teacher induction: The way ahead. Philadelphia: Open University Press.
Vonk, J. H. (1995). Conceptualizing Novice Teachers ’ Professional Development: A Base for Supervisory Interventions. Annual Meeting of the American Educational Research Association, April, San Francisco, 1–13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.