Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto

Autores

  • Tiago Tempera UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Luís Tinoca UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Ensino centrado no aluno, Fase de indução, Metodologia de trabalho de projeto

Resumo

O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Tiago Tempera, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Tiago Bruno Correia Tempera. Doutorando em Educação. Professor Assistente de Pedagogia e Matemática na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação.

Email: tiagot@eselx.ipl.pt

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4250-5747

Luís Tinoca, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca. Doutor em Educação. Professor Assistente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição.

Email: ltinoca@ie.ulisboa.pt

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6950-3245

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Publicado

2022-01-14

Como Citar

Tempera, T., & Tinoca, L. (2022). Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16945. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16945