Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa

Autores

  • Adelyn Barbosa de Aquino Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Tícia Cassiany Ferro Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17368

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Comunicação Alternativa, Deficiência Intelectual

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa em sessões de intervenção pode contribuir no processo de comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Realizou-se sessões de intervenção com recursos de Comunicação Alternativa. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu para a comunicação das crianças. A mediação dos recursos ajudou as crianças a progredirem no desenvolvimento da linguagem, diminuindo o uso dos gestos e ampliando a fala. Em suma, constatou-se que o uso de comunicação alternativa unida a atividades pedagógicas de estímulo à linguagem oral ainda na Educação Infantil podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças com deficiência intelectual.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Aquino, A. B. de, & Cavalcante, T. C. F. (2022). Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17368. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17368