Progressos na comunicação de duas crianças com deficiência intelectual na educação infantil: intervenções com o uso recursos de comunicação alternativa
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17368Palavras-chave:
Aquisição da linguagem, Comunicação Alternativa, Deficiência IntelectualResumo
Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa em sessões de intervenção pode contribuir no processo de comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Realizou-se sessões de intervenção com recursos de Comunicação Alternativa. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu para a comunicação das crianças. A mediação dos recursos ajudou as crianças a progredirem no desenvolvimento da linguagem, diminuindo o uso dos gestos e ampliando a fala. Em suma, constatou-se que o uso de comunicação alternativa unida a atividades pedagógicas de estímulo à linguagem oral ainda na Educação Infantil podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças com deficiência intelectual.
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