Percepções do profissional de educação física sobre a sua atuação docente em APAES durante a pandemia do Coronavírus SARS COV 2

Autores

  • Gabriel César Silveira Figueredo Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17380

Palavras-chave:

APAE, Docentes, Educação, Educação Física, Ensino remoto

Resumo

A pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 afetou de forma direta todas as áreas da sociedade e na educação não seria diferente. Diante da rápida disseminação do COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas, trazendo à realidade o ensino remoto. O presente artigo tem como objetivo investigar as percepções dos profissionais de Educação Física sobre sua atuação docente em APAEs da região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, durante o período de pandemia da Covid-19, bem como as expectativas sobre o retorno à presencialidade. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Foram investigados 4 profissionais graduados em Educação Física. Como instrumento, utilizou-se uma entrevista semiestruturada e anotações referente as expressões dos entrevistados durante a entrevista. Para análise dos resultados, foi utilizada a triangulação de métodos, articulando as respostas dos entrevistados, com diálogo com autores e, por fim, anotações durante as entrevistas. Concluiu-se que as APAEs investigadas não tinham infraestrutura para comportar o ensino remoto. Também se evidenciou que, durante a pandemia, o baixo investimento no setor educacional no Brasil e as desigualdades nos níveis de acesso às mídias sociais dificultaram o ensino remoto.

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Biografia do Autor

Gabriel César Silveira Figueredo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-09-12

Como Citar

Figueredo, G. C. S. ., Berlese, D. B., & Sanfelice, G. R. . (2022). Percepções do profissional de educação física sobre a sua atuação docente em APAES durante a pandemia do Coronavírus SARS COV 2. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17380. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17380