Psicologia da arte: a arte de Frida Kahlo na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17419Palavras-chave:
Afetividade, Formação humana, Psicologia da arteResumo
O estudo apresenta como objeto a compreensão da arte na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1991, 1999, 2004). Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfico documental, a fim de levantar maiores dados e diálogos acerca da temática dentro da obra vigotskiana. Utilizou-se, para isso, o livro “Psicologia da Arte” como ponto de partida para tais discussões seguindo um método dialético para a construção de novos debates com os demais autores aqui apresentados. Por meio da arte, o ser humano expressa os conteúdos inconscientes, segundo uma perspectiva histórico-cultural, tornando-se capaz de transformar a si e ao outro por meio dos afetos. Como exemplo, destaca-se a obra autobiográfica da pintora Frida Kahlo, trazendo algumas de suas pinturas e a importância disso no seu processo de lidar com a realidade. A afetividade apresenta-se como elemento fundamental na formação da personalidade, participando da escolha dos conteúdos a serem significados. Por fim, discute-se como a arte e a afetividade atuam na formação humana, a supressão das emoções na atual sociedade capitalista e a necessidade de um resgate dessa sensibilidade para a humanidade.
Downloads
Referências
Aguiar, W. M. J. (2009). Reflexões sobre sentido e significado. In: Bock, A. M. B.; Gonçalves, M. da G. M. (2009). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, p. 54-72.
Almeida, M. R. (2011, novembro). Psicopatologia e Psicologia sócio-histórica: notas preliminares. In: Anais do Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, Florianópolis, SC, Brasil, 9.
Barroco, S. M. S., & Superti, T. (2014). Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicol. Soc., 26(1), 22-31. https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100004
Brognoli, I. S. (2009). Frida Kahlo: uma célula revolucionária entre as cores e as dores. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Cansi, L. S., & Requião, R. A. (2020). A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. Revista Pedagógica, 22, 1-18. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771
Carvalho, S. R., & Martins, L. M. (2011). A sociedade capitalista e a inclusão/exclusão. In: Facci, M. G. D., Meira, M. E. M., & Tuleski, S. C. (2011). A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da psicologia da educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: Eduem, p. 17-35.
Faria, P. M. F., & Dias, M. S. L., & Camargo, D. (2019). Arte y catarsis para Vigotski em Psicología del Arte. Arq. bras. psicol., 71(3), 152-165. http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i3p.152-165.
Freres, H. A., & Rabelo, J., & Segundo, M. D. M. (2008). O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica. In: Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação, Aracaju, SE, Brasil, 5.
Kahlo, F., & Rivera, D. (1931). As Bodas. Coleção Albert M. Bender, São Francisco, Estados Unidos.
Kahlo, F. (1932). Henry Ford Hospital: the flying bed. Colección de Dolores Olmedo Patiño. Cidade do México, México.
Kahlo, F. (1944). A coluna partida. Colección de Dolores Olmedo Patiño. Cidade do México, México.
Kahlo, F. (1953). Diário Pessoal. Cidade do México, México.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, Atlas.
Lima, T. C. S., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis, 10(1), 37-45.
Luria, A. R. (1992). A construção da mente. Tradução de: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo, Ícone.
Martins, L. M. (2016). A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 11(2), 678-689.
Marx, K. (1996). O Capital: crítica da economia política. São Paulo, Nova Cultural.
Noehles, L. R. (2013). O não-surrealismo de Frida Kahlo. Conhecimento e Diversidade, 5(9), 28-36. http://dx.doi.org/10.18316/1235
Santos, L. G. dos; Leão, I. B. (2014). O inconsciente sócio-histórico: aproximações de um conceito. Psicol. Soc., 26(1), 38-47.
Schüli, V. M. (2011). A Dimensão formativa da arte no processo de constituição da individualidade para-si: a catarse como categoria psicológica mediadora segundo Vigotski e Lukács. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.
Siqueira-Batista, R. (2014). Arte e dor em Frida Kahlo. Rev. dor, 15(2), 139-144. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180600132014000200139&lng=en&nrm=iso.
Toassa, G. (2006). Conceito de consciência em Vigotski. Psicol. USP, 17(2), 59-83. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200004
Vassilieva J., & Zavershneva E. (2020). Vygotsky’s “Height Psychology”: Reenvisioning General Psychology in Dialogue With the Humanities and the Arts. Reviewof General Psychology, 24(1), 18-30. https://doi.org/10.1177/1089268020902723
Vigotski, L. S. (1991). Obras escogidas: problemas teóricos y metodológicos de la psicologia. Trad. Amelia Alvarez e Pablo Del Rio. Madrid: Visor.
Vigotski, L. S. (1999). Psicologia da Arte. São Paulo, Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2004). Teoria de las emociones: estudio histórico-psicológico. Tradução: Judith Viaplana. Madrid, Espanha, Ediciones Akal.
Wortmeyer, D. S., Silva, D. N. H., & Branco, A. U. (2014). Explorando o território dos afetos a partir de Lev Semenovich Vigotski. Psicol. estud., 19(2), 285-296. https://doi.org/10.1590/1413-737223446011
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.