Psicologia da arte: a arte de Frida Kahlo na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski

Autores

  • Ana Ignez Belém Lima Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Edjôfre Coelho de Oliveira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Suzanne Rocha Bandeira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17419

Palavras-chave:

Afetividade, Formação humana, Psicologia da arte

Resumo

O estudo apresenta como objeto a compreensão da arte na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1991, 1999, 2004). Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfico documental, a fim de levantar maiores dados e diálogos acerca da temática dentro da obra vigotskiana. Utilizou-se, para isso, o livro “Psicologia da Arte” como ponto de partida para tais discussões seguindo um método dialético para a construção de novos debates com os demais autores aqui apresentados. Por meio da arte, o ser humano expressa os conteúdos inconscientes, segundo uma perspectiva histórico-cultural, tornando-se capaz de transformar a si e ao outro por meio dos afetos. Como exemplo, destaca-se a obra autobiográfica da pintora Frida Kahlo, trazendo algumas de suas pinturas e a importância disso no seu processo de lidar com a realidade. A afetividade apresenta-se como elemento fundamental na formação da personalidade, participando da escolha dos conteúdos a serem significados. Por fim, discute-se como a arte e a afetividade atuam na formação humana, a supressão das emoções na atual sociedade capitalista e a necessidade de um resgate dessa sensibilidade para a humanidade.

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Biografia do Autor

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará das áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Clínica,nas quais também é supervisora, lecionando também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Lidera o grupo de pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Processos da emoção, Aprendizagem, Neuropsicologia, Subjetividade, Formação Docente, Saúde Mental na escola e Desenvolvimento humano, tendo como eixo teórico central a Psicologia Histórico- Cultural de L.S. Vygotsky. Autora de livros na área de Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Clínica Histórico-Cultural.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6106-9229

 

Edjôfre Coelho de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutorando em Educação. Mestre em Ciências da Educação; Esp. em Língua Portuguesa, Esp. em Docência do Ensino Superior, Esp. em Psicopedagogia Clínico-Institucional, Esp. em Gestão Educacional e Esp. em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Graduado em Letras/Português, Pedagogia e Psicologia. Professor e Tutor Pedagógico dos cursos de Psicologia, Direito e Arquitetura & Urbanismo e Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico - NUAPE do Centro Universitário Santo Agostinho. É, também, Técnico da Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Possui experiência com docência no Ensino Superior também como Conferencista e Capacitador na área educacional, psicologia da educação, educação especial, linguística e de metodologia científica. Autor dos livros: Bullying na escola: como pais e professores lidam com essa violência? e Da escola à universidade: a construção do saber por meio da pesquisa.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4416-3253

Suzanne Rocha Bandeira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021), onde foi bolsista de pesquisa da FUNCAP-CE. Psicóloga pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Experiência nas áreas Clínica e Educacional, e na Educação Permanente em Saúde no Hospital Gonzaga Mota (Fortaleza/CE). Tem interesse nos temas da Psicologia da Educação, com enfoque no cuidado emocional docente; relações e vínculos na escola; desenvolvimento e aprendizado na adolescência; em Psicologia Clínica, cultura e suas interfaces com a arte, emoção e criatividade.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2474-8393

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

Lima, A. I. B., Oliveira, E. C. de, & Bandeira, S. R. (2022). Psicologia da arte: a arte de Frida Kahlo na formação do psiquismo sob a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17419. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17419