Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema?

Autores

  • Rafaela Sousa Guimarães Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.
  • Lucia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17446

Palavras-chave:

Docência, Estado lúdico, Narrativas, Reflexões

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender as concepções de ludicidade, de professoras da Educação Básica, e se essas reverberam na sua prática pedagógica.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em Amargosa-Bahia, tendo como participantes quatro professoras da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para produção dos dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente, utilizando o Google meet, no ano de 2020. Assim, ficou evidenciado que as concepções de ludicidade predominante na fala das professoras são aquelas voltada aos jogos, brincadeiras e artefatos lúdicos (livros, fantasias, fantoches), possuindo o caráter de utilidade.  Embora as professoras utilizem elementos diversificados como jogos, brincadeiras e outros artefatos, os mesmos se configuram muito como recursos pedagógicos e instrucionais para ensinar os conteúdos.

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Biografia do Autor

Rafaela Sousa Guimarães, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação Cientifica, Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Psicopedagoga (FAVENI), Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisadora do GRIFO- Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de Professores e Políticas Púbicas (UFRB).  Integrante do Gupo de Pesquisa- Concepções de ludicidade na formação inicial em Pedagogia: a perspectiva formativa em duas Instituições de Ensino Superior-(UFRB´-UESB).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0581-9712

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, Bahia, Brasil.

 Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3655-9124

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Publicado

2022-06-18

Como Citar

Guimarães, R. S., & Ferreira, L. G. . (2022). Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17446. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17446

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