Produção acadêmica na formação inicial de professores de educação física: há espaço para o estágio?

Autores

  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.
  • Lucas Souza Silva Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.
  • Antonio Germano Magalhães Junior Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17470

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Formação de professores, Produção científica

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as escolhas teórico-metodológicas nas monografias apresentadas no curso de Educação Física de uma universidade pública entre os anos de 2008 e 2019, de modo a quantificar e caracterizar os trabalhos que possuem o Estágio Curricular Supervisionado como objeto investigativo. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, na qual coletamos informações de 355 TCC. Os resultados apontam o uso predominante da abordagem qualitativa (n = 167; 47,0%), seguida da quantitativa (n = 161; 45,3%) e mista (n = 27; 7,7%), além do questionário, documentos e entrevista como técnicas de coletas de dados mais requisitadas. Embora seja um curso de licenciatura, é predominante o número de trabalhos nas áreas de atuação inerentes ao bacharelado (n = 207; 58,1%). Evidenciamos 5 (1,4%) trabalhos que problematizam o Estágio na formação de professores. A realidade investigada requer diálogos, reflexões e investigações acerca da produção acadêmica referente à formação de professores e ao Estágio Curricular Supervisionado.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Doutorando e mestre em Educação pelo Programa de P´ós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núclero de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4442-162X

Lucas Souza Silva , Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Licenciando em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Bolsista do Programa Institucional e Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE/URCA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0515-9697

Antonio Germano Magalhães Junior , Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Graduado em Pedagogia e em História, possui Mestrado em Educação (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

Medeiros Filho, A. E. C. de, Silva , L. S. ., & Magalhães Junior , A. G. . (2022). Produção acadêmica na formação inicial de professores de educação física: há espaço para o estágio?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17470. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17470