Ensino remoto emergencial e seus impactos nas oficinas de pensamento computacional e desenvolvimento de aplicativos do Lizard.4.Future

Autores

  • Gilson Pereira dos Santos Júnior Federal Institute of Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brazil.
  • Mário André de Freitas Farias Federal Institute of Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brazil.
  • Simone Lucena Federal University of Sergipe, Itabaiana, Sergipe, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17629

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Desenvolvimento de Aplicativos, Ensino Remoto Emergencial, Covid-19

Resumo

O pensamento computacional é uma habilidade que tem despertado o interesse da educação em inúmeros países. Para oportunizar o desenvolvimento desta habilidade e o conhecimento sobre criação de aplicativos, na formação de adolescentes do 9º ano do ensino fundamental de escolas com baixo IDEB de um município do nordeste brasileiro, o projeto Lizard.4.Future tem oferecido oficinas desde de 2020. No entanto, o surgimento da pandemia de covid-19 impactou as atividades do projeto. Neste artigo, apresentamos os desafios enfrentados pelo projeto Lizard.4.Future, e seus impactos, na execução do ciclo de oficinas de pensamento computacional e criação de aplicativos durante o ensino remoto emergencial. Dificuldades de acesso e instabilidade dos participantes na rede, falta de dispositivos digitais de apoio às atividades, além da dificuldade de leitura e escrita, foram alguns dos desafios para a funcionalidade do curso. O resultado foi vinte e quatro cursistas concluintes e quatro aplicativos produzidos por eles.

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Biografia do Autor

Gilson Pereira dos Santos Júnior, Federal Institute of Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brazil.

Mário André de Freitas Farias, Federal Institute of Sergipe, Lagarto, Sergipe, Brazil.

Simone Lucena, Federal University of Sergipe, Itabaiana, Sergipe, Brazil.

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Publicado

2022-06-11

Como Citar

Santos Júnior, G. P. dos, Farias, M. A. de F., & Lucena, S. (2022). Ensino remoto emergencial e seus impactos nas oficinas de pensamento computacional e desenvolvimento de aplicativos do Lizard.4.Future. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17629. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17629