Educação básica em contextos emergenciais: o que dizem as pesquisas sobre a realidade de COVID-19?

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.
  • Anita Tetslaff Torquarto Melo Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.
  • Ezequiel Pedroso Mira Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17925

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino remoto, Pandemia de Covid-19, Pesquisas científicas

Resumo

A gravidade sanitária devido a pandemia do vírus de Covid-19 que instalou, mundialmente, desde 2019, trouxe desdobramentos em todas as esferas de vida social. No Brasil, o governo federal pouco se fez em relação às políticas públicas voltadas para as áreas sociais. Quanto a ciência, mesmo sofrendo inúmeros esvaziamentos orçamentários e sendo alvo de discursos negacionista do governo, vem buscando contribuir com a elucidação do fenômeno pandêmico e os seus impactos para a sociedade. Sendo assim, o presente estudo buscou analisar o panorama das pesquisas, no período de 2020 e 2021, referente à educação básica em tempos de pandemia. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual foram selecionados 11 trabalhos. As pesquisas apontam que a opção pelo ensino remoto se mostrou a principal alternativa para a oferta educacional nesse cenário, mas a sua implementação acentuou as desigualdades educativas já existentes no país.

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Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.

Anita Tetslaff Torquarto Melo, Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.

Ezequiel Pedroso Mira, Federal Univeristy of Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Souza, K. R., Melo, A. T. T., & Mira, E. P. (2022). Educação básica em contextos emergenciais: o que dizem as pesquisas sobre a realidade de COVID-19?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17925. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17925

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