Educação básica em contextos emergenciais: o que dizem as pesquisas sobre a realidade de COVID-19?
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17925Palavras-chave:
Educação básica, Ensino remoto, Pandemia de Covid-19, Pesquisas científicasResumo
A gravidade sanitária devido a pandemia do vírus de Covid-19 que instalou, mundialmente, desde 2019, trouxe desdobramentos em todas as esferas de vida social. No Brasil, o governo federal pouco se fez em relação às políticas públicas voltadas para as áreas sociais. Quanto a ciência, mesmo sofrendo inúmeros esvaziamentos orçamentários e sendo alvo de discursos negacionista do governo, vem buscando contribuir com a elucidação do fenômeno pandêmico e os seus impactos para a sociedade. Sendo assim, o presente estudo buscou analisar o panorama das pesquisas, no período de 2020 e 2021, referente à educação básica em tempos de pandemia. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual foram selecionados 11 trabalhos. As pesquisas apontam que a opção pelo ensino remoto se mostrou a principal alternativa para a oferta educacional nesse cenário, mas a sua implementação acentuou as desigualdades educativas já existentes no país.
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