Histórias de vida de professores de educação física no Brasil e na Colômbia: uma análise configuracional

Autores

  • Jorge Andrés Jimenez Muñoz Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Bogotá, Colombia/Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil.
  • Fernanda Rossi Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17990

Palavras-chave:

Docentes, Educação Física, Formação profissional

Resumo

Objetiva-se analisar histórias de vida de professores de Educação Física no Brasil e na Colômbia. Com fundamentação na metodologia da história de vida e da sociologia configuracional foram entrevistados dois professores aposentados de cada país. Foi produzido um texto narrativo que apresentou as vidas entrecruzadas, sendo que muitas das experiências narradas tiveram origem em confrontações e lutas materiais e simbólicas que constituíram habitus sociais perante o desenvolvimento profissional em escolas, faculdades e grupos. Dentre os aspectos convergentes entre os países destaca-se o desequilíbrio na balança “eu – nós”, pendendo para um “nós”, confirmando para os professores a importância da liderança de diferentes grupos e coletivos. Como aspectos divergentes, tem-se para um país um caráter socioprofissional daqueles grupos e, para outro, a existência dessas agrupações em concomitância com uma configuração acadêmico-científica da área. Conclui-se que abordagens configuracionais das histórias de vida possibilitam entender as múltiplas interdependências que configuram o ser docente.

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Biografia do Autor

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Muñoz, J. A. J., & Rossi, F. (2022). Histórias de vida de professores de educação física no Brasil e na Colômbia: uma análise configuracional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17990. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17990

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