Educar com ludicidade: saberes e competências para a formação docente

Autores

  • Cilene Nascimento Canda
  • Regiane Santana Souza

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2233

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões teóricas sobre o campo da formação docente, tendo como perspectiva a ludicidade, enquanto produção humana, social e cultural, e a sua importância para os processos educativos escolares. O estudo ampara-se na abordagem sociointeracionista da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A metodologia ancora-se na análise dos dados coletados na pesquisa-ação realizada no campo da formação docente, por meio do Projeto de Extensão Ciclo de formação de professores em práticas artísticas e lúdicas, desenvolvido no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Reflete sobre as concepções de ludicidade de professores de Amargosa-BA, por meio da mostra dissertativa de depoimentos destes sujeitos no que concernem à utilização do lúdico em sala de aula. Além disso, o texto enfoca a ludicidade enquanto campo de saberes e fazeres culturais e a mediação lúdica, como competência da formação e atuação de professores em espaços educativos.

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Como Citar

Canda, C. N., & Souza, R. S. (2022). Educar com ludicidade: saberes e competências para a formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(5). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2233

Edição

Seção

Artigos