Avaliação Curricular e Paradigmas

Autores

  • Jesus Maria Sousa

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2557

Resumo

O artigo começa por destrinçar a avaliação curricular da avaliação de aprendizagem dos alunos, recorrendo à circularidade do modelo tecnológico. Após discutir o conceito de paradigma, procede a um levantamento de alguns modelos de avaliação curricular, desde os situados num paradigma quantitativo, que visa a explicação das situações, na sua forma mais pura, absoluta e objetiva, não contaminada pelas percepções e concepções do avaliador, até ao paradigma qualitativo, que pretende a compreensão da “realidade” em causa, devidamente contextualizada, fazendo uso das subjetividades, obrigando por isso o avaliador a uma imersão mais profunda no terreno de avaliação. Finalmente toma uma posição crítica e fundamentada na teoria anteriormente exposta, defendendo o exercício de autoavaliação.

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Como Citar

Sousa, J. M. (2014). Avaliação Curricular e Paradigmas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 6(11), 9–16. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2557

Edição

Seção

Artigos