Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas

Autores

  • Magda Sarat
  • Míria Izabel Campos

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2951

Resumo

O artigo apresenta reflexões construídas nas trajetórias de duas professoras de Pedagogia de uma universidade pública localizada no interior da Região Centro Oeste e tem como foco pesquisa de Mestrado em Educação. A investigação realizou-se com professoras da Educação Infantil e objetivou conhecer e compreender como vivenciaram/construíram concepções de gênero e sexualidade nas diversas relações interpessoais, nos espaços privado e público, uma vez que foram educadas e cuidadas para corresponderem aos comportamentos “ditos” de meninas, conforme padrões sociais e históricos dominantes. A metodologia efetuou-se com estudos em autores que discutem a infância, a Educação Infantil e interfaces com os temas gênero e sexualidade e usou-se a História Oral Temática, quando se registraram as memórias de infância. Nas análises evidenciaram-se aprendizados permeados por silêncios; cuidados e educação buscando uma feminilidade exigida como legítima, assim como uma forma considerada “normal” de sexualidade. Constatou-se que assertivas das diferenças de gêneros, de lugares previstos para meninas/meninos fizeram parte da infância das colaboradoras da pesquisa.

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Como Citar

Sarat, M., & Campos, M. I. (2014). Gênero, sexualidade e infância: (Con)formando meninas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(12), 45–56. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2951

Edição

Seção

Número Temático: Gênero e Educação